O livro intitulado "Mapeamentos dos Programas de Treinamento nas Empresas de Comunicação em 2012 - uma relação necessária: Academia e Mercado" é resultado da pesquisa dos oito docentes contemplados na edição 2011-2012 do programa.
A professora Thaísa Bueno, do curso de Comunicação Social/habilitação em Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz, é a única representante do Nordeste que participou da produção do livro no programa Rumos Jornalismo Cultural em parceria com o Itaú Cultural.
Para iniciarem a pesquisa e obterem os dados que compõem o livro, os professores tiveram que sair a campo aplicando um questionário em 80 empresas de comunicação espalhados pelo país.
O projeto Rumos Jornalismo Cultural está em sua quarta edição. Em relação ao ensino de jornalismo no país, é a terceira vez que o Itaú Cultural realizou pesquisas dentro desse campo.
A obra é digital, sendo dividida em seis capítulos, os textos e ensaios do livro discorrem sobre o rito de passagem do estudante de jornalismo à carreira profissional. Para chegarem aos resultados apresentados nesse mapeamento, os professores autores mapearam os programas de treinamento para estudantes de jornalismo ou jornalistas recém-formados em veículos de comunicação, distribuídos por todas as regiões do país.
O livro pode ser acessado pelo link: http://issuu. com/itaucultural/docs/mapeamento_ rjc? mode=window &pageNumber=1.
Thaísa assina o capítulo 2 do livro juntamente com a docente Alexandra Aguirre. Nessa parte da obra elas traçam um perfil dos treinamentos realizados pelas empresas de comunicação do Brasil. No último capítulo do livro, a professora assina também o artigo Mapeamento como método de interpretação.
Sobre o mercado jornalístico com base na pesquisa realizada, a professora comenta: "O mercado busca selecionar profissionais que têm domínio da gramática e texto perfeito, além de conhecimento amplo da realidade".
Thaísa Bueno é mestre em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e doutoranda em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Maranhão e integra o grupo de Pesquisa em Mídia Jornalística (G. Mídia), onde trabalha com as linhas de pesquisa Mídia e Novas Tecnologias. (Ascom UFMA Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14660
Comentários