Foi lançado nessa quarta-feira (26), no auditório da Universidade Aberta do Brasil - UAB, às 19 horas, um livro que conta a trajetória histórica da educação em Imperatriz. A obra foi organizada pela professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Mariléia dos Santos Cruz.
O livro, com título “História da educação de Imperatriz: textos e documentos”, é resultado de dois anos de pesquisas financiadas pela FAPEMA, feita por professores e alunos do curso de Pedagogia da UFMA - campus Imperatriz. O livro apresenta a trajetória da educação no município durante a segunda metade do século dezenove até os primeiros trinta anos do século vinte (1864 a 1930).
A pesquisa revelou dados interessantes, como por exemplo, que a escolarização que era oferecida não atingia toda a população, ficava limitada para as famílias mais ricas do período. Revelou também que a maior parte dos professores nomeados para as cadeiras de primeiras letras da época eram homens e que durante todo o período do século XIX, a história de Imperatriz foi marcada por muitos pedidos de transferências por parte dos professores concursados para lecionar na vila, antes mesmo de assumirem o cargo.
Segundo a professora Mariléia, a pesquisa mostra que a educação do município mudou muito até os dias atuais, mas que também ainda apresenta problemas originados em períodos remotos de sua história.
Na segunda parte do livro estão disponibilizados 50 documentos transcritos na íntegra, retirados do acervo de manuscritos do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), que retratam os primeiros dez anos de História da “Vila Nova da Imperatriz”.
“O livro é de extrema importância para os acadêmicos e professores dos cursos de Pedagogia e História, porque representa o primeiro registro sistemático da história da educação do município. É também uma contribuição para o conjunto de referências que retratam a história local”, analisa a professora Mariléia Cruz. (Ascom UFMA)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14739
Professora da UFMA lança livro sobre a história da educação de Imperatriz
O evento aconteceu na Universidade Aberta do Brasil
Comentários