Nesta terça-feira (15), data em que se comemora o Dia do Professor, uma experiência de sucesso vivenciada na rede municipal de ensino de Imperatriz será destaque em nível nacional no Programa Encontro, na Rede Globo, apresentado pela jornalista Fátima Bernardes.
A experiência apresentada será o trabalho desenvolvido pela professora Maria Miracilda, que trabalha na Escola Municipal Madalena de Canossa (Parque Senharol) em turmas de Correção de Fluxo - Programa Se Liga, desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna.
O motivo do destaque é garantir a alfabetização de alunos com histórico de repetência, defasagem escolar e dificuldade de aprendizado. Em uma turma de 22 alunos, apenas dois não conseguiram sucesso na alfabetização no ano letivo de 2011. Para a professora, o aluno deve ser visto como uma pessoa além das notas e da sala de aula.
"Ser analfabeto é andar guiado pelos outros, é não conhecer. Temos que valorizar o aluno, vê-lo como um ser social. Proporcionar momentos que ele venha a acreditar que você está interessado na aprendizagem dele. Hoje eu posso dizer que não sou a mesma professora que se limitava a ver aquele aluno aprovado através de uma nota. Agora eu vejo o aluno como um ser em desenvolvimento que precisa da minha ajuda e precisa ser visto como pessoa, que além desta sala de aula irá progredir".
Maria Elielza Pereira de Melo Silva coordena as ações dos programas de Correção de Fluxo - Se Liga e Acelera Brasil na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz e ressalta a importância do reconhecimento do trabalho dos profissionais da educação, como o caso da professora Miracilda.
"Há três anos coordeno as ações dos programas Se Liga e Acelera Brasil em Imperatriz. Além da experiência positiva com a professora Miracilda, temos na rede municipal outras também exitosas. A professora Miracilda foi convidada a participar do programa da Fátima Bernardes devido ao trabalho realizado com as crianças do correção de fluxo, pois fez um trabalho diferenciado que marcou a vida de muitas crianças. Este é um momento importante, é o reconhecimento do trabalho da professora e de toda a equipe do correção de Fluxo - Se Liga".
Pelos bons resultados que as escolas da rede municipal têm alcançado, nas avaliações externas e eventos científicos nacionais e internacionais, o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, ressalta a importância das parcerias que a gestão municipal tem firmado para a melhoria de diversos setores, em especial a educação.
"Avançamos muito em qualidade e hoje nossas escolas são reconhecidas como instituições sérias e com trabalho comprometido. Além da competência profissional de nossos professores, contamos com o apoio de instituições como o Instituto Airton Senna, que nos orientam com propostas de ensino voltadas primordialmente para garantir o sucesso do aluno, superando suas dificuldades", observa o secretário ao destacar também o trabalho dos programas de correção de fluxo: "Emergencial, o Programa Se Liga ajuda a corrigir o fluxo escolar do ensino fundamental combatendo o analfabetismo nas primeiras séries e contribuindo para a diminuição da evasão escolar. Em um ano, alfabetiza crianças que repetem, porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular". (Luana Barros - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14830
Comentários