A professora Camila Trigueiro de Lima, discente do curso de Engenharia de Alimentos na Faculdade de Imperatriz (Facimp Wyden), está desenvolvendo junto aos alunos do curso uma pesquisa sobre o comércio de Imperatriz. Trata-se de dois trabalhos provenientes da linha de pesquisa de gestão estratégica. As pesquisas serão aplicadas em locais de comércio estratégicos da cidade de Imperatriz com o intuito de entender e conhecer sobre a conformação de gestão comercial na cidade.
O primeiro trabalho é voltado para o tema comportamento do consumidor e visa entender "quem é o consumidor do Calçadão de Imperatriz?" e apresentar, como resultado, o real público-alvo do comércio, incentivando posicionamentos estratégicos dos lojistas frente a estes públicos.
Já o segundo trabalho trata de gestão de pessoas e busca diagnosticar necessidades de treinamento ou qualificação nos locais visitados, analisando a familiaridade de funcionários de lojas no centro comercial de Imperatriz quanto a ferramentas básicas de tecnologia, observando o quão bem adaptados estão os funcionários ao uso gadgets.
O levantamento de dados da pesquisa começa ainda no mês de abril e será feito por meio de aplicação de questionários e da análise e organização de dados. A professora ressalta que "é de grande importância a participação de alunos nesta área de formação, pois o engenheiro não tem apenas a perspectiva técnica sobre processos ou serviços, mas também a visão de gestão."
Do ponto de vista da importância acadêmica, Camila observa que o professor sempre visa alcançar novas compreensões e traçar novos estudos para, assim, atualizar-se em sua área. Desta forma, ela afirma que a pesquisa se faz importante tanto para agregar conhecimento sobre o comércio local como para gerar entendimento à população sobre a área; além de melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula.