O palestrante discutiu conceitos da interface do pensamento de Paulo Freire no contexto de suas obras

Foi realizada na noite de terça-feira (07) a palestra “Paulo Freire: entre a pedagogia do oprimido e a pedagogia da autonomia”, ministrada pelo professor da UFMA de Imperatriz, Nertan Dias Silva Maia, como parte da programação do Café Literário do 12º Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). A palestra tem como objetivo fazer um parâmetro entre duas obras de Paulo Freire, Pedagogia do Oprimido da sua fase socialista, e Pedagogia da Autonomia.
Na palestra, o professor Nertan Dias começou com o contexto histórico das obras que antecederam o primeiro livro, lembrando da influência de Marx e Gramsci para a produção literária de Paulo Freire. Os quatro livros escritos pelo pedagogo durante o seu exílio no Chile foram destacados recebendo atenção especial, com ênfase para os pontos principais que deram a base para a produção do livro Pedagogia do Oprimido, tema da palestra.
A palestra é fruto do mestrado do professor Nertan Dias que durante dois anos teve contato com um grupo que concentra estudos marxistas no Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Paulo Freire é estudado por esse grupo. Desde 2012 o professor vem aprimorando esses estudos. Para ele, se Paulo Freire fosse compreendido na real essência, teria grande importância para as políticas públicas nacionais, seria fundamental como método na aplicação. “Resgatar esse velho Paulo Freire, que tem essa visão mais socialista, de educação mais abrangente e aplicá-lo como metodologia. Por ser uma visão socialista e marxista, a tendência atual e neoliberal não permite que ele penetre nas políticas públicas, mas Paulo Freire sempre será importante”, destacou.
Para o estudante do 4º período de Pedagogia da UFMA, Rafael Pereira da Silva, a palestra tem grande importância para a sua formação acadêmica, já que “vem agregar conhecimento a partir do momento que o professor, por ter um pensamento mais crítico, vai revelar algumas coisas que nós ainda não percebemos, ajudando-nos a crescer e formar a nossa opinião sobre a educação”, explicou. O professor Nertan Dias lembra que em outros países da Europa e EUA, Paulo Freire é muito respeitado. Para nós brasileiros, a importância dele é justamente permanecer como um sujeito vivo, como o maior teórico contemporâneo da educação brasileira. “A palestra vem desnudar um pouco o mito Paulo Freire, mostrar que até ele sofreu a influência neoliberal, não por assumir. Mas lançar a ideia de como sobreviver a isso”, finalizou.
O livro Pedagogia do Oprimido foi publicado nos Estados Unidos em 1970, e no Brasil no ano de 1974. O diálogo é a pedra fundamental do livro: essência da educação e do pensamento de Paulo Freire. A obra Pedagogia da Autonomia foi lançado em 1996, um ano antes da morte do autor. Trata da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser e analisa os saberes fundamentais para essa prática formativa.
Ontem (09), o professor Nertan Dias ministrou no 12º Salimp a palestra “Os processos criativos no aprendizado artístico: fazendo arte e refazendo conceitos”.