"Imperatriz é uma cidade maravilhosa, polo de educação, polo de saúde, é uma cidade geograficamente muito bem localizada", diz Gilbert Angerami, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz, ao ser entrevistado pelo apresentador Jô Soares. Ele interpreta a irreverente Priscilla Camburão e sua participação no programa vai ao ar nesta quinta-feira (28), após o Jornal da Globo.
A entrevista pautada sugeriu que o bom professor é aquele que agrada, é o professor show man, o professor-palhaço. "O docente precisa sair da mesmice e inovar, ser dinâmico, brincar com o conteúdo, daí surgiu a Priscilla Camburão", conta o Gilbert Angerami, que também é ator, jornalista e publicitário.
Além de abordar o assunto, o entrevistado enalteceu seu carinho e orgulho por Imperatriz, desmistificando a imagem negativa que a cidade tem em todo o Brasil. "Falei ainda que ministro aula na UFMA, campus de Imperatriz, em uma disciplina de Laboratório de Assessoria de Comunicação. Comentei sobre o meu orgulho em morar nesta cidade que me acolheu e de onde tiro o meu sustento".
Priscilla Camburão - "Boa noite. Pra quem não me conhece, eu sou Priscilla Camburão, a rainha da Comunicação, diretamente de Imperatriz do Maranhão para todo o Brasil", assim o professor se apresentou ao público, logo após se transformar na personagem durante a gravação.
"Entrou uma mesinha no estúdio e eu fiz a maquiagem na frente do Jô, coloquei a peruca e usei todos os excessos de brincos e pulseiras que são características da Priscilla. Em seguida, fiz uma performance da cantora Joelma, da Banda Calypso. Eu tentei ainda dar um beijo no gordo, mas ele fugiu escorregando pela cadeira", revela antecipadamente o professor universitário.
Realização - Gilbert Angerami conta que era um desejo antigo ir até o programa. O sonho começou a virar realidade quando ele entrou em contato com Kelly Campos, jornalista da Canal Comunicação. A partir de um estudo sobre a vida do professor, a assessora elaborou uma proposta para a Globo ressaltando o trabalho do professor/ator.
A ideia foi trabalhada durante um bom tempo pela assessoria e agradou a produção do Programa do Jô Soares. Depois, Gilbert passou por entrevistas prévias e houve várias trocas de emails, vídeos e informações, até que ficou marcada a entrevista para o dia 19 de junho. O trabalho foi acompanhado do início até o fim pela assessoria da Canal.
Antes da entrevista, houve inclusive ensaio com o diretor do programa para medir o tempo da transformação em Priscilla. "Quando você está na plateia esperando, você acha que a entrevista do outro demora. Mas quando você senta no sofá, o tempo voa. Foi uma experiência surpreendente", conclui o professor universitário. (Rodrigo Reis)