Os Programas de Formação de Professores do Parfor e Profebpar da UFMA, inauguraram novas turmas de Pedagogia no último domingo (10). Pela manhã, com mais de 50 alunos, foi inaugurada uma turma em Grajaú, e à tarde, outra turma foi aberta, no Sítio Novo, com 28 alunos. Além dessas, mais duas turmas foram inauguradas, em Bom Jesus das Selvas, com 40 alunos, e em Buriticupu, com mais de 50 alunos, todas coordenadas pelo Profebpar do Campus de Imperatriz.
As solenidades nos polos de Grajaú e Sítio Novo tiveram a presença das autoridades locais e dos representantes do programa, dentre eles a assessora de Interiorização da Universidade Federal do Maranhão, Raimunda Marinho, que destacou nas solenidades matutina e vespertina, a importância da abertura de mais turmas na formação de professores locais. O aluno Moisés Almeida de Araújo, afirma que a abertura do curso faz parte do novo momento que o polo de Grajaú vive. “É uma conquista para nós, agora como alunos de Pedagogia, estudar para melhorar nossa prática docente em sala de aula e assim vamos melhorar a qualidade do ensino na educação básica”, comentou.
Para a aluna Raimunda Célia da Silva Costa, é um prazer ingressar na universidade pública. ”É uma satisfação imensa fazer parte de uma universidade pública, especialmente da UFMA, que tem um nome respeitado. Vou melhorar meu aprendizado nesses quatro anos adquirindo mais conhecimentos”, afirmou.
Em Sítio Novo, compuseram a mesa membros da Secretaria de Educação, os coordenadores locais do Profebpar, o vereador Salomão Macedo, o prefeito de Sítio Novo, João Piquiá, o professor Francisco de Assis Almada, a assessora de Interiorização, Raimunda Marinho, e a coordenadora do curso de Pedagogia do Profebpar, Késsia Moura, que enfatizou o novo processo de formação, enaltecendo o papel da Universidade no oferecimento dos cursos que vêm promovendo a expansão com inclusão.
Foi apresentada a estrutura administrativa pedagógica do curso de Pedagogia, a grade curricular, o perfil do pedagogo, o tempo de duração, os objetivos, além de outras exigências para conclusão do curso, seguida de atividades culturais. Informações importantíssimas para a aluna Tauany Maria dos Santos Rodrigues, que sempre teve vontade de fazer o curso, mas não tinha oportunidades, tendo apenas o Magistério em Educação Geral. “Parabenizo a todos que se esforçaram em trazer o curso. Assim vou poder aprender coisas novas e aplicar aos meus alunos, melhorando o meu rendimento e dos outros que irão cursar”, complementou.
O programa faz parte do Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que objetiva oferecer educação superior gratuita e de qualidade aos professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) com turmas especiais em primeira e segunda licenciatura e formação pedagógica. A assessora de Interiorização, Raimunda Marinho, finalizou explicando que cada ente federado assume, a partir de agora, uma nova responsabilidade com a abertura das novas turmas. Ao final das apresentações foram realizados momentos culturais, seguidos de coffee-break.
Comentários