Raimundo Primeiro

A palestra "Atuação do Sebrae no Agronegócio do Maranhão" abriu oficialmente, na manhã dessa segunda-feira (8), a programação de cursos e palestras da 45ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), com o apoio do Sebrae, no auditório Juca Machado.
A atividade foi ministrada pela analista do Sebrae em Imperatriz, Márcia Maria Ferreira, que destacou a presença maciça dos representantes do segmento rural regional, destacando o crescimento e a contribuição do setor à economia regional.
Ela deu as boas vindas aos participantes e comemorou o fato de tantos terem se reunido em prol do crescimento da cadeia produtiva do agronegócio. "É importante que estejamos aqui, discutindo as atividades de um setor tão vital, para que possamos montar estratégias de trabalho e possamos trazer o conhecimento para todos os presentes", assinalou Márcia, acrescentando que, em relação ao empreendedorismo, o Sebrae está trabalhando para encontrar estratégias de ações e desenvolvimento, buscando levar orientações e informações que venham contribuir com o processo educativo dos produtores e empresários rurais.
De acordo com dados apresentados, as parcerias formalizadas para o agronegócio na região Tocantina possibilitaram um histórico de evolução na cadeia, sobretudo em relação aos segmentos produtivos do leite e da hortifruticultura, o que permitiu melhoria de renda para as famílias assistidas pelo Sebrae.
O foco na agricultura familiar, segundo a apresentação, agregou valor às pequenas propriedades, possibilitando o encontro com a tecnologia para produção, além de levar capacitação ao setor. Márcia frisou que o segmento ganhou mais notoriedade desde o último dia 6 de junho, quando o governo federal anunciou a liberação de R$ 21 bilhões ao setor, para investimento e custeio de pequenas propriedades.

Representação

A mesa de trabalho foi formada por Márcia Maria Ferreira Martins, gerente interina da Unidade Regional do Sebrae Maranhão em Imperatriz; Fernando Fialho, secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar; Fernando Mendonça Lima, diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado; Luís Alfredo, diretor-presidente do Instituto de Terras do Maranhão; Karlo Marques, representando o Sinrural Imperatriz; Jairo Almeida, prefeito de João Lisboa; Diana Nogueira Damião, secretária de Agricultura de Bom Jesus das Selva; e Hilário Messias de Sousa, presidente da Associação de Moradores do Assentamento Tabuleirão - município de Senador La Rocque.
Nesta quarta-feira (10), a programação de capacitações do Sebrae na Expoimp continua com atividades como o minicurso Noções de Higiene na Tecnologia do Leite e o Encontro de Gestão da Cadeia Produtiva do Leite, acontecendo no auditório do Sinrural; os cursos sobre Manejo de Plantas Daninhas em Sistema de Cultivo Familiar e de Baixo Investimento; palestra sobre Compras Institucionais pela Programa Garantia Safra; palestra sobre Produção e Processamento de Mandioca e curso sobre Agricultura Orgânica - todos acontecendo na Sala do Sebrae montada no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
A programação de cursos e palestras pode ser conferida na Agência Sebrae Maranhão de Notícias, pelo endereço www.ma. agenciasebrae.com.br.