Sandro Marcos Lemos, executivo de relações com o cliente da Cemar

Geovana Carvalho

Por mês, o Procon recebe em média 150 reclamações contra a Cemar. As principais queixas são contas consideradas pelo consumidor abusivas, oscilações de energia e cortes indevidos.
"De cada dez reclamações, cinco são contra a Cemar". A afirmação é do funcionário do Procon, Eduardo Palhares. Segundo ele, todos os dias chegam pessoas insatisfeitas com os serviços da concessionária de energia. "Veio um rapaz aqui com a conta antiga no valor de 130 reais e as novas contas ficam em torno de 230 e 250 reais".
O executivo de relações com o cliente, Sandro Marcos Lemos, esclareceu que houve um reajuste no valor do quilowatt. Além disso, todos os impostos que incidem sobre o valor da conta acompanham o aumento. Sandro Lemos explica ainda que todos os anos a tarifa de energia sofre aumento: "As tarifas são reguladas pela ANEEL, o aumento está previsto todos os anos e obedece à inflação". O executivo afirma também que nos últimos meses o calor intenso pelo qual passa Imperatriz e região contribuiu para um crescimento de 20% no consumo de energia, fato que, segundo ele, somado ao reajuste do preço do quilowatt (em torno de 15 centavos) e dos encargos (que chegam a 40% do valor total da fatura), teria causado um acréscimo nas contas.
Outro fator que justifica as reclamações é o recadastramento obrigatório dos consumidores de baixa renda. De acordo com o executivo da Cemar, todos os consumidores considerados de baixa renda deveriam procurar a empresa para fazer um recadastramento, porém muitos não o fizeram e estão recebendo suas faturas com o valor normal. Para Sandro Lemos, essa seria também uma razão para tantas reclamaçoes.
A tarifa do chamado consumidor baixa renda é 65% inferior ao consumidor normal. Cerca de 58% dos consumidores da Cemar são "baixa renda".
A assessora de imprensa da Cemar, Kelly Campos, informou que a empresa convocou esses clientes para o novo cadastramento, no entanto a procura tem sido mínima.
Quanto às oscilações de energia, Sandro Lemos informa que o alto cosumo dos últimos meses estava fora das previsões da empresa: "A Cemar faz uma previsão de mercado para dez anos, ou seja, sobre os prováveis aumentos no consumo [nesse período], no entanto um aumento de 20%, em qualquer lugar, em qualquer área está fora de qualquer previsão (…). A Cemar também está trocando transformadores e cabos por outros mais grossos".
Sobre as reclamações por cortes indevidos, o executivo diz que a empresa tem recebido menos reclamações sobre a questão.
Sandro Marcos Lemos informa que uma nova subestação com 50% da capacidade da estação localizada na BR-010 está sendo construída nas proximidades do parque de exposições, o que deverá, segundo ele, suprir o crescente consumo da região de Imperatriz e de outros quarenta municípios atendidos pela empresa na região.