Para garantir que os consumidores não sejam lesados nas relações de consumo, desde agosto, o Procon de Imperatriz, que funciona na unidade do Viva Cidadão, situado na rua Godofredo Viana, no Centro, está realizando campanha de fiscalização educativa voltada para os estabelecimentos comerciais da cidade.
De acordo com a coordenadora Tereza Perpétuo, a ação visa educar os fornecedores sobre os direitos do consumidor, além de verificar se os produtos oferecidos estão de acordo com o que é exigido no CDC. “Desde agosto nós estamos realizando a fiscalização educativa. Nesse processo, nossos fiscais vão até os estabelecimentos comerciais educar os fornecedores, trabalhando principalmente a fixação de preços, e verificar se os comerciantes possuem nos estabelecimentos o Código de Defesa do Consumidor”. Segundo Tereza, como está próximo o Dia da Criança, o foco da campanha serão os estabelecimentos que vendem brinquedos. De modo que a fiscalização com notificação e autuação será retomada em dezembro, cujas penalizações serão aplicadas às empresas que não se adequarem às orientações da campana educativa.
O Código de Defesa do Consumidor lei 8.078/90 de 11 de setembro de 1990 Art. 2º preceitua que consumidor é toda e qualquer pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produtos ou serviços como destinatário final. Ao passo em que, fornecedor de acordo com o Art. 3º é toda e qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira que desenvolve atividades de produção, criação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. [Eva Fernandes]
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