Estudantes recebem instruções sobre CDC do Procon Municipal

O Procon Municipal de Imperatriz, promoveu, na tarde de segunda-feira, 18, palestra com o tema "Direito do Consumidor" para estudantes de cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac. Participaram da palestra alunos de Aprendizagem Profissional e Comercial em Serviços de Supermercados e Vendas, educadores, coordenadores e gestores do órgão. Palestras são informativas com situações vivenciadas no cotidiano do consumidor. 
Utilizando métodos simples, os conciliadores do Procon explanaram os trabalhos do órgão para garantir os direitos dos clientes nas relações de consumo. Objetivo é levar informações impostas pelo Código de Defesa do Consumidor sobre direitos. 
Natalino Bezerra, advogado e coordenador do Procon enfatiza que a palestra tem como base levar conhecimento aos alunos. "Buscamos levar conhecimento não só para a classe estudantil, mas para a sociedade em geral, com linguagem clara e objetiva, sobretudo para quem está começando no mercado de trabalho", destaca. 
Segundo ele, "informação nunca é demais, sobretudo no que diz respeito na tomada de decisões conscientes, seja na hora da compra de um produto ou na contratação de determinados serviços", pontua. 
A supervisora educacional do Senac, Marlívia Macatrão explicou a necessidade da palestra. "As orientações são de grande importância para o aprendizado do aluno, vez que esses alunos irão trabalhar diretamente com atendimento ao cliente, e que busquem absorver da melhor forma possível essa experiência do Procon, nas obrigações, garantias e, em especial no respeito ao consumidor ", destacou. 
A estudante do curso de Vendas, Luzinete da Silva Sousa, estava atenta na hora das orientações. "A palestra é de grande valia tanto para quem já encontra-se no mercado de trabalho quanto para quem vai iniciar suas atividades profissionais. Saber da importância do CDC foi uma experiência enriquecedora", disse. 
Durante o encontro foram abordados temas como obrigatoriedade do CDC nos estabelecimentos lojistas, emissão de notas fiscais, forma de pagamento com cartões de créditos, vendas casadas, publicidade enganosa, garantias do cumprimento da venda de ingressos à estudantes e deficientes com a meia entrada, entre outros temas.  (Francisco Lima - Ascom)