Iniciou ontem o processo de fiscalização aos parques de diversões instalados em Imperatriz. A ação visa proporcionar mais segurança para os consumidores, sobretudo preservar a vida dos mesmos, considerando os princípios da Política Nacional das relações de Consumo, dispostos no art. 4º, incisos I, II e VI do Código de Defesa do Consumidor.
Os estabelecimentos que não estiverem cumprindo as normas de segurança previstas no Código de Defesa do Consumidor serão notificados. É o que afirma a gestora de fiscalização, Fernanda Bianquine: “Todos os parques que não estiverem atendendo às determinações das normas de segurança exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Conmetro) serão notificados”.
De acordo com a coordenadora do PROCON, Tereza Perpétuo, além da notificação, os estabelecimentos que não estão em conformidade com as normas previstas no art. 56 da Lei 8.078/90 poderão estar sujeitos às sanções administrativas, como por exemplo, suspensão temporária da atividade. Ela acrescenta também que a resposta à notificação deverá ser apresentada no prazo máximo de 05 dias corridos - após recebimento - à gestora de fiscalização do PROCON Municipal, localizado na Rua Godofredo Viana, nº 757, Centro - Viva Cidadão.
A ação é reflexo da preocupação do município em garantir a segurança dos consumidores da região. Segundo a coordenadora, periodicamente são realizadas fiscalizações a estabelecimentos de diversos segmentos. “Segurança é um direito básico do consumidor. Nosso trabalho visa preservar a vida e a saúde. Mediante isso, ações de fiscalizações a produtos e práticas e serviços que põem em risco a saúde e também a vida dos consumidores são realização para prevenir quaisquer problemas”.
Sobre a documentação exigida para que os parques funcionem, Bianquine elenca: Alvará de Funcionamento, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), Laudo Técnico, vistoria do CBMMA. [Eva Fernandes – ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15414
PROCON Municipal fiscaliza parques de diversões em Imperatriz
Os estabelecimentos que não estiverem cumprindo as normas de segurança previstas no Código de Defesa do Consumidor serão notificados
Comentários