Duraram três dias, de 15 a 17 de março, as rodadas de negociações entre endividados e credores, promovidas pelo PROCON de Imperatriz, dentro da III Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento. Em stands montados num shopping, foram realizados cerca de 1.175 atendimentos, que possibilitaram a liquidação de débitos, com juros menores e melhores condições de pagamento entre consumidores e empresas.
Durante os três dias, as equipes atenderam das 10 às 18h, com serviços de conciliações, renegociações e esclarecimentos sobre direitos do consumidor. Segundo a coordenadora do Procon de Imperatriz, Josineile de Sousa, a procura para a negociação de dívidas foi intensa. "O momento serviu para o consumidor que está inadimplente liquidar suas dívidas, principalmente em relação aos lojistas que ofereceram descontos e quebras de juros sem multas", declarou.
Ela explicou que os casos envolvendo contratos de prestação de serviço, com administradoras de cartões de crédito, serão encaminhadas para a própria sede do Procon. "Algumas empresas não puderam estar presentes no evento, mas demonstraram interesse formulando seus pedidos de renegociação. Portanto, aquelas pessoas que nos procuraram e não tiveram atendimento em decorrência dessa ausência serão encaminhadas para atendimento a partir da próxima semana", esclarece.
A maior procura foi para regularizar e consultar pendências nos órgãos de restrição ao crédito como SPC e SERASA. A Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão vai atender, esta semana, a 40 pessoas que não tiveram suas senhas chamadas.
Durante o evento, a Prefeitura de Imperatriz concedeu maiores vantagens para os inadimplentes regularizarem a situação das dívidas de IPTU, de Imposto sobre Serviço (ISS), além de outros créditos tributários. Para a promotora de vendas Francelina Pereira, "esse é o momento em que as empresas mais dão descontos nas dívidas, porque a gente tenta negociar e não consegue, então saio daqui otimista e satisfeita", contou.
O mutirão foi uma campanha municipal de iniciativa do Procon, com participação da Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão (SEFAZMA), Procuradoria Geral do Município de Imperatriz, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cemar, Caema, Armazém Paraíba, Credishop, companhias telefônicas, bancos e instituições de ensino. (Francisco Lima - Ascom/PMI)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15844
Procon municipal fecha mais de mil acertos entre endividados e credores
Foram três dias de rodadas de conciliação e renegociação de dívidas
Comentários