Dom Vilson Basso: "Padre Josimo é um dos mártires de nossa igreja"
Cantor Zé Vicente e convidados

Domingos Cezar

"Eu nunca teria a coragem de Padre Josimo em bater de frente com o latifúndio". A afirmação é do Bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Vilson Basso, na homilia da missa da última quinta-feira, 10, dos festejos de Nossa Senhora de Fátima, que homenageou o Padre Josimo Tavares, pela passagem do 32º aniversário de sua morte.
Na missa cocelebrada por mais cinco padres da Diocese, Dom Vilson Basso disse que Padre Josimo cumpriu na terra o dever de seu sacerdócio e da igreja em defender os fracos e oprimidos. Na ocasião, foi exibido um vídeo com nuances da atuação do Padre Josimo Tavares, na região do Bico do Papagaio, então norte do Goiás.
Dom Vilson Basso leu um escrito de Padre Josimo de seu próprio punho, exortando os católicos a se dedicarem mais às causas sociais e do reino. Ele informou que aquela peça (pedacinho de papel) se encontrava entre tantos objetos deixados pelo sacerdote. O Bispo convidou a todas as pessoas a conhecerem o Memorial Padre Josimo, no Centro Diocesano.
No palco montado na Praça de Fátima, local de exibição dos cantores e bandas durante os festejos, o consagrado cantor católico Zé Vicente cantou e encantou para um expressivo público. No que ele denominou encontro de artistas de Deus, ele reuniu no palco os cantores Zeca Tocantins, Deuzamar Santos (Balsas) e Terezinha do Brejão.
A programação do 17º Festejo em honra a Nossa Senhora de Fátima prossegue neste sábado, 12, às 19h, com a santa missa, que traz como tema: "Ensina-nos, ó mãe, a ouvir a voz de Teu Filho". Como aconteceu nas noites anteriores, na Praça de Fátima se realiza shows musicais, com leilão e sorteio de prêmios diversos.
No domingo (13), a programação inicia com santa missa às 6h, seguida da missa dos enfermos, às 9h, enquanto a tradicional missa das 11h foi transferida para o meio dia. Às 18h tem início a procissão de Nossa Senhora de Fátima e o festejo se encerra com a missa, às 19h, que tem como tema "Maria, discípula missionária".