Fernando de Aquino

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lança o edital 2014.1 para vagas em seus cursos. Em Imperatriz serão oferecidas 455 vagas distribuídas nas modalidades integrada, subsequente e concomitante.
As vagas de ensino integrado são destinadas para estudantes que concluíram o ensino fundamental, de 1º ao 9º ano. Nessa modalidade os alunos, com tempo mínimo de integralização de três anos, cursarão o ensino médio e técnico de forma simultânea. A categoria concomitante tem como critério os estudantes que já estão cursando em 2013 a 1ª ou a 2ª série do ensino médio. Já a forma subsequente de ingresso é voltada para aqueles que já concluíram o ensino médio.
Daniela Leite faz cursinho preparatório desde julho. Ela vai tentar fazer o curso de segurança no trabalho pela segunda vez. Confiante, ela está estudando muito para entrar no Instituto. “Comecei a estudar muito, agora que o edital foi liberado é o momento para intensificar. Dessa vez eu acho que vou passar e quem sabe ser uma técnica de segurança”.
O processo seletivo destina 50% das vagas para estudantes egressos de escolas públicas. As normas estabelecidas no Edital definem que podem concorrer às cotas aqueles alunos que frequentaram todo o ensino fundamental em escolas públicas, ou seja, de 1º ao 9º ano. Na categoria concomitante, é exigido que o aluno tenha cursado todo o ensino fundamental e a primeira série do ensino médio em escola pública. E na forma subsequente, o candidato deverá apresentar o diploma de conclusão de ensino médio, cursado de maneira integral em escolas públicas.
O coordenador do seletivo em Imperatriz, Antônio Ferreira Soares, reforça que o IFMA prima pela qualidade de ensino em todo o estado. No Maranhão foram abertas vagas para 18 campi, totalizando 4310 vagas. “Nosso principal objetivo é a formação de qualidade do nosso aluno. Independente da modalidade, estamos buscando o melhor ensino”.
Isenção - A isenção da taxa do Processo Seletivo (PS) deverá ser feita através do preenchimento de um formulário no site “www.ifma.edu.br de 03 a 17 de setembro de 2013. Para concorrer à isenção, o estudante deverá ter inscrição no Cadastro Único para Programas do Governo Federal - CadÚnico (Bolsa Família ou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI) e uma renda familiar mensal de meio salário mínimo por pessoa.
O período de inscrições é de 24 de setembro até dia 17 de outubro. A prova acontece dia 24 de novembro.