Os profissionais que atuam como correspondentes no Brasil precisam obter uma certificação para continuar exercendo esta atividade. A medida é obrigatória, conforme a Resolução 3.954/11 do Banco Central. O objetivo é regulamentar e qualificar a atuação desses profissionais, tornando a operação de crédito mais segura e transparente para o consumidor.
A Associação Nacional das Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País (ANEPS) foi a primeira a lançar a certificação que será exigida a partir de fevereiro de 2014.
As provas para obter a Certificação da ANEPS estão acontecendo em todo o País. Também podem ser realizadas em qualquer cidade com o número mínimo de 35 candidatos inscritos.
O calendário de provas encontra-se disponível no site www.certificacaoaneps.com.br.
Segundo a ANEPS, a carteira de Certificação Profissional para o exercício da atividade de correspondente já está sendo exigida por alguns bancos e financeiras, como um diferencial de mercado.
Certificação profissional
Para realizar as provas e obter a certificação, o candidato precisa comprovar formação escolar (4ª série ou, hoje, 5º ano do ensino fundamental) e aceitar o Código de Ética e Conduta da ANEPS.
Além da certificação completa, o profissional pode optar por três áreas de atuação: crédito consignado; crédito imobiliário e veículos/CDC. Para a certificação completa o custo da inscrição é de R$ 220,00 e para cada modalidade é de R$ 165,00.
O processo prevê também a capacitação profissional dos agentes. Neste caso, a ANEPS pode indicar instituições parceiras que realizam a capacitação.
A ANEPS é responsável pela certificação, governança de todo o processo e é a única entidade do mercado a emitir a Carteira de Certificação Profissional do Agente de Correspondente.
As provas estão a cargo do Instituto Totum, responsável pela gestão das inscrições, agendamentos e aplicação dos exames. (Assessoria)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14774
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