Empresas certificadas em Imperatriz e região exibem certificado do PROCEM

Em Imperatriz, oito empresas foram certificadas por meio do Programa de Certificação de Empresas (Procem) este ano. Em todo o Estado, mais de 100empreendimentos já receberam o certificado, que tem o objetivo de capacitar empresas para atuarem de forma eficaz junto ao mercado competitivo na busca por eficiência, produtividade, pontualidade nas entregas, além de agilidade nas decisões.
Para isso, os empresários são orientados a se adequar às exigências de mercado, disciplinar o processo de fornecimento de bens e serviços a grandes indústrias, minimizar custos e aumentar credibilidade diante de seus compradores. O Procem é realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Durante o processo de certificação, os fornecedores locais são treinados nos requisitos de gestão exigidos pelas empresas compradoras, atuantes no mercado nacional e internacional.
Uma nova turma teve início em novembro. Mais de 20 empresas serão preparadas durante todo o ano nos mais diversos requisitos que envolvem desde a parte administrativa, financeira, contábil, até as áreas de responsabilidade social, meio ambiente e segurança no trabalho.
Bruna Tavares é proprietária de uma transportadora, e faz parte da nova turma de capacitação. “Eu só tenho a agradecer, pois estamos apenas no início e já vejo que essa qualificação deve me trazer novos horizontes, além de me proporcionar uma gestão mais padronizada, finalizando problemas que antes aconteciam por erros de comunicação interna, ou ainda por muitos não conhecerem todas as etapas dos processos da empresa. É uma forma de gerir melhor e com mais eficiência. Eu não tenho dúvidas que o programa será divisor de águas para a empresa como todo”,disse.
Segundo o 1º vice-presidente da FIEMA, Francisco Sales de Alencar, este é o momento dos empresários investirem na gestão de seus negócios. “É um momento ímpar para que as empresas saibam se preparar para enfrentar os desafios, busquem qualificação e façam das dificuldades novos desafios que devem ser enfrentados e vencidos através da busca pela excelência. E o Procem age exatamente nessas áreas de qualificação e aperfeiçoamento que se tornam diferenciais no mercado competitivo”, explica.
A gerente de uma rede de concessionárias, Ylla Fernandes, relatou que a empresa obteve muitas melhorias com o processo de implantação do programa. “Obtivemos 90% de aproveitamento do curso, o que melhorou e muito a nossa visão perante o mercado, além de nos proporcionar ajustes de processos internos, antes com algumas falhas. Foi por meio desse programa que conseguimos ter uma visão ampla de toda a empresa e melhorar alguns setores. Eu realmente estou satisfeita com os resultados obtidos, todas as empresas deveriam aderir ao Procem”.
A certificação do Procem possui metodologia semelhante a ISO, e é principal ferramenta de qualificação do PDF, programa realizado pela FIEMA e mantido pelas empresas: Alumar, Cemar, Eneva, Solar e Vale.
Mais sobre o programa – A certificação do Procem tem validade de dois anos. Depois desse período, inicia-se o processo de recertificação das empresas interessadas para que elas possam permanecer com melhoria na sua gestão. Não se trata de uma premiação, mas do reconhecimento que as empresas alcançaram o nível de qualificação exigido nas áreas da Qualidade e Produtividade; Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente; Gestão Contábil Tributária, Trabalhista e Financeira e, Responsabilidade Social.
Há 16 anos, o PDF prepara empresas maranhenses para se tornarem fornecedoras dos grandes empreendimentos instalados ou em instalação no estado. Neste período, foi articulador da geração de negócios no valor acumulado de mais de R$ 21 bilhões.