Os candidatos que fizeram o Enem 2013 poderão usar as notas para concorrer a uma das 40 vagas no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Avançado de Imperatriz. Serão ofertadas 80 vagas, divididas entre os dois semestres, e as aulas estão previstas para iniciar dia 28 de março de 2014.
Na semana passada, a comissão de construção e implementação do curso realizou uma vistoria na área onde serão ministradas as aulas de Medicina. Conforme a comissão, as obras do Campus Avançado têm balanço positivo. Para o reitor Natalino Salgado, “o curso já é uma realidade na cidade. E os estudantes já poderão usar a nota desse Enem para ingressarem na Universidade”.
Faltam exatamente cinco meses para o início das aulas e o processo de implementação está sendo finalizado. Os técnicos de laboratórios já selecionados estão passando por treinamentos. Além disso, no próximo mês está previsto um seletivo para contratação de professores. O prédio terá oito salas de aula, três laboratórios, uma sala de videoconferência, auditório, duas salas de professores, sala de reunião, sala de arquivo e uma biblioteca.
O diferencial do curso de Medicina da UFMA é que o estudante não estará vinculado apenas a um hospital. Além da parceria com o Hospital Municipal de Imperatriz, Hospital Municipal Infantil, Hospital Regional Materno Infantil, 32 Unidades Básicas de Saúde vão compor o quadro do cotidiano profissional que os alunos terão.
De acordo com o prefeito Sebastião Madeira, a chegada do curso aumentará a visibilidade de Imperatriz no cenário educacional do País e gerará fundo econômico, pois “o prestígio que esse tipo de curso traz a qualquer região é memorável, e a prefeitura pretende doar mais terrenos para futuras ampliações”, garante.
Segundo a integrante da comissão de expansão do Ministério da Educação, Sandra Tibiraçá, “com o término das obras e com a parte pedagógica avançada como está, esperamos que em breve médicos estejam sendo formados pela Universidade”, afirma. (Do Minuto)