Após a implantação do curso e a aula inaugural, ocorrida em 2014, ainda na gestão do reitor Natalino Salgado, ocorreu, na tarde dessa segunda-feira, 25, a cerimônia de Colação de Grau dos primeiros formandos de Medicina do Câmpus Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão. Vinte e um alunos receberam a outorga do grau em cerimônia especial no auditório da Unidade Bom Jesus, que contou com a presença de amigos, familiares e professores.
O diretor do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, Daniel Duarte Costa, representou o reitor Natalino Salgado e desejou que os recém-formados apliquem seus conhecimentos atendendo à comunidade de Imperatriz e regiões próximas, ajudando a torná-la um centro de referência na área da saúde. Ele ressaltou a importância da conquista do diploma e da formação da primeira turma, além de enfatizar a necessidade de levar o trabalho desenvolvido pela instituição a toda sociedade.
"Essa cerimônia se torna ainda mais especial, pois essa é a primeira colação de grau do curso de Medicina da UFMA em Imperatriz, e isso é uma alegria muito grande para mim, como diretor, e para vocês, estudantes. Nós temos hoje apenas 14% da população brasileira com ensino superior completo, e isso nos faz refletir sobre quão privilegiados vocês são por conquistarem esse título. Desejo que possamos levar a outras comunidades a informação de que a Universidade está aqui, assim como todo o trabalho que realizamos, de modo a fomentar o ensino, a pesquisa e os processos de extensão", enfatizou o diretor.
A estudante Raissa Costa, 24 anos, contou que veio direto do Piauí em busca do sonho de se tornar médica. "Vim para o Maranhão em busca desse sonho, achei que esse dia nunca ia chegar. Iniciamos o curso cheio de incertezas e medos, não sabíamos o que viria pela frente. Eu costumo dizer que colocamos o pé primeiro, aí depois Deus foi colocando o chão para gente," diz.
Ela relembrou os esforços de sua turma no início do curso e destacou quanto lutaram para ajudar a construí-lo. "Nós sempre lutamos muito pelo nosso curso, somos conhecidos como os que brigam mesmo, que vão atrás. Já fomos a São Luís diversas vezes, fizemos tudo que era preciso fazer, e o dia tão esperado finalmente chegou. Estamos muito felizes", concluiu a formanda.
A professora do curso de Medicina Ana Lígia Marques parabenizou os recém-formados com uma mensagem de incentivo ao início de uma nova etapa em suas vidas. "Todas as experiências, boas e ruins, construíram os futuros médicos aqui hoje. A vivência e a superação durante o curso deram a vocês habilidades especiais indispensáveis para a medicina. A esperança em se tornarem médicos excelentes regou a semente que hoje floresce na primeira turma de Medicina da UFMA de Imperatriz", proferiu a docente.
Elizabeth Bomfim, mãe da formanda Tyanna Morais, destacou quanto foi desafiador para a filha ter se tornado mãe durante a graduação, experiência que mudou sua percepção e a incentivou ainda mais a finalizar essa etapa. Ela contou que a filha sempre quis a profissão e que toda a família está exultante com a colação.
"Estar aqui é a realização de um grande sonho, porque, desde criança, ela já dizia que queria ser médica, e aí, de repente, passou no vestibular, e aqui estamos, após seis anos de muita luta e muitos obstáculos. Hoje, o fato de ela estar se tornando médica é uma realização para ela, para a filha que teve durante o curso e para toda a família. Estou sem palavras para definir o meu sentimento hoje", relatou. (Alice Caroline e Lucas Milhomem)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16516
Comentários