O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, realizou, na quinta-feira (22), uma visita técnica ao Campus Bom Jesus, com o objetivo de acompanhar as obras do prédio de Medicina e verificar as melhorias de infraestrutura dos campi Centro e Bom Jesus.
O reitor Natalino averiguou todas as instalações da Universidade e as obras do prédio de Medicina com a presença da diretora interina do CCSST, Neyrian Fernandes; do engenheiro da UFMA, César Braga; do diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação - NTI, José Ribamar Santana Netto; da coordenadora adjunta de Medicina, Cecilma Miranda de Sousa Teixeira; e da técnica-adminitrativa do CCSST, Greice Kely Aragão.
A unidade vistoriada é destinada aos cursos das áreas de saúde e tecnologia: Engenharia de Alimentos, Enfermagem, Licenciatura em Ciências Naturais e Medicina. O reitor enfatizou, durante a visita, que a instituição está trabalhando para a melhoria da infraestrutura nos dois campi, cobrando providências com os governos, estadual e municipal, para que eles cumpram a parte deles, como a segurança das vias e também a melhoria dos acessos para o Campus Bom Jesus. “Estamos dando encaminhamento a uma série de ações para dar continuidade às melhorias em relação à infraestrutura. Discutimos também a questão dos projetos pedagógicos e demanda de laboratórios, além do processo de licitação para o restaurante universitário,” explica.
Segundo ele, são grandes as possibilidades de entregar, até o dia 25 de fevereiro, uma parte do prédio de Medicina, para que os alunos iniciem as aulas do primeiro semestre utilizando o primeiro e segundo bloco. “Todos os equipamentos, banquetas e microscópios já foram adquiridos e estão armazenados no campus. As cadeiras estão chegando para as salas de aula”, afirmou.
Já a coordenadora adjunta de Medicina, Cecilma Miranda, diz estar animada com a previsão de entrega de algumas salas e laboratórios para que sejam montados. “Estamos na expectativa de utilizar os primeiros blocos do prédio. Temos quatro amplas salas de aula, laboratório de informática, uma parte administrativa e os demais laboratórios. Para este primeiro semestre, a expectativa é animadora, estamos com todo o material e a demanda de professores bem compatível para podermos funcionar”, diz.
Durante a visita, o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), José Ribamar Santana Netto, verificou as instalações de internet dos dois campi. No Centro, ele reuniu-se com os técnicos para articulação das novas dependências de distribuição de internet, com atenção especial para a biblioteca, sala do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e laboratórios de informática. (Assessoria-UFMA)