No final da tarde deste sábado (14), a Feirinha Beira Rio, teve seu primeiro dia de funcionamento como a mais nova opção de compras de produtos locais e de entretenimento para moradores e turistas da região Tocantina. O projeto é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul). A Feirinha passa a funcionar todo final de semana, na Beira Rio, em Imperatriz.
“Estamos muito felizes em saber que a população abraçou a ideia da Feirinha, pois registramos em sua primeira edição sucesso absoluto em número de visitantes apreciando o espaço em todos os seus aspectos. A Feirinha Beira Rio é mais um ponto de lazer e compra de produtos regionais, onde os moradores podem vir com suas famílias aproveitar do espaço, e os turistas encontram na Beira Rio, um local apropriado para conhecer e usufruir da nossa cultura, nossa culinária, artesanato, nossas artes de modo geral”, afirmou o Secretario de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.
Uma vasta programação cultural foi realizada na estreia da Feirinha Beira Rio, que traz uma proposta diferenciada, visa reunir em um só espaço produtos agroecológicos cultivados por produtores familiares da região; exposição e comercialização de artesanato, gastronomia e atrações culturais locais.
Os visitantes começaram a chegar na Feirinha logo final da tarde, ao pôr do sol, para apreciar o mais novo espaço, que já é uma realidade em São Luís e outras capitais brasileiras, e que agora está sendo implantada pela primeira vez em Imperatriz, visando o estimulo do turismo local, à geração de renda e à valorização da cultura maranhense.
A animação da festa, ficou por conta dos artistas locais Atemir de Barros e Kevin Batz. Todas as atrações que irão se apresentar na Feirinha Beiro, se inscreveram no Credenciamento Cultural com o objetivo de tornar a contratação de serviços artísticos cada vez mais democrático e transparente.
Esta é a primeira ação da Superintendência de Cultura e Turismo da Região Metropolitana de Imperatriz e do Polo Chapada das Mesas.
LAZER
O novo ponto de lazer e compras da região, além de expor a diversidade cultural, fomenta a economia criativa aos produtores da região Tocantina, que oferecem seus produtos por preços justos. São 60 barracas, sendo 20 para produtores rurais, 20 para artesanato e 20 para gastronomia, além dos carrinhos do Mais Renda. Na Feirinha, são expostos e comercializados produtos e subprodutos da agricultura familiar, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, doces, compotas, queijos e comidas típicas do estado.
Uma das participantes do projeto é a artesã regional Jaqueline Brito, 25 anos. Ela está com sua barraca de artesanato ofertando no espaço, produtos como sandálias, toalhas bordadas e tudo que produz durante a semana. “A Feirinha é uma ideia maravilhosa. Encontrei aqui mais uma opção de comercializar meus produtos e expandir meu negócio”, disse ela.
A administradora paulista, Raquel de Sousa, 37 anos, está passando férias em Imperatriz, aproveitou para conhecer a Feirinha e fazer umas comprinhas. “É uma excelente iniciativa, pois agrega valor cultural e disponibiliza em um só espaço mostras de produtos bem peculiares às tradições e aos costumes locais”, observou a administradora.
O casal Raquel Rose, Orlando Cardoso e a pequena Sara Cardoso de 1 ano, aproveitaram a tarde de sábado para passear na Feirinha com sua família e assistir às apresentações culturais no local. “Sensacional a proposta de ofertar mais uma opção de lazer, compras e cultura na cidade. Agora já sabemos onde podemos desfrutar de boa comida, apreciar nossa cultura e comprar produtos agroecológicos”, relatou a autônoma Raquel Rose.
Comentários