Hemerson Pinto
A exemplo dos últimos três anos, em 2013 quem frequenta as praias do rio Tocantins, em Imperatriz, viu o período oficial de veraneio se despedir mais cedo. A informação partiu do superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, que anunciou no último domingo o encerramento das atividades nas praias do Cacau e do Meio. A previsão de 60 dias caiu para 27. Foi o período mais curto registrado nos últimos cinco anos.
Em 2009 o público ganhou cinco dias para aproveitar as águas do rio Tocantins. Os banhistas puderam aproveitar até 65 dias, quando o previsto era 60. No ano seguinte, a previsão também era de 60 dias, mas o município encerrou o período oficial no 37º dia de praias. Em 2011 o verão também teve 65 dias. No ano passado a previsão de um bimestre de praias foi reduzida para 44 dias.
“Este ano as hidrelétricas receberam ordem de sua coordenação nacional para aumentar a produção de energia elétrica. Temos uma hidrelétrica a cerca de 100 km de Imperatriz, no rio Tocantins. Isso poderia mesmo acontecer. Temos que nos adequar à realidade”, disse Francisco das Chagas. Segundo o secretário da Defesa Civil de Imperatriz, a vazão da Hidrelétrica de Estreito estava entre 1700 e 1800 m³ de água por segundo, quando o período oficial precisou ser encerrado pelo município.
De acordo com Francisco das Chagas, toda a estrutura de palco, barracas e banheiros químicos foi retirada das praias do Meio e Cacau. “Ainda estamos nas praias apenas para orientar os banhistas sobre o encerramento do período veraneio. Ficaremos alertando e quem insistir em ir ao rio assumirá qualquer risco”, afirma. Este ano os bancos de areia que formaram a praia do Cacau ocuparam área 30% menor que no ano passado.
Comentários