Iniciado na segunda quinzena de dezembro, o atendimento prestado pela Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer disponibiliza toda terça e quinta-feira, consultas com o dermatologista Pedro Júlio. Sem burocracia e sem filas, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso às consultas procurando a Unidade Móvel que está localizada em frente ao Centro de Saúde do Bairro Vila Nova.
De acordo com os dados, de dezembro a fevereiro foram realizadas mais de 200 consultas dermatológicas, 18 biopsias e 12 confirmações de câncer de pele. "O procedimento funciona da seguinte forma: se na consulta for identificada alguma suspeita, é solicitada para o paciente uma biopsia de pele, que é realizada aqui mesmo na Unidade; e nos casos de confirmação da doença, ele já é encaminhado para tratamento oncológico", informa Vilenice Batista, coordenadora da Unidade Móvel.
Segundo a coordenação, os doze casos confirmados já estão sendo tratados pelo Sistema Público de Saúde de Imperatriz e acompanhados pela equipe do Centro de Registro do Câncer, que está localizado no mesmo prédio do Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes. "Assim como estes casos, todos os demais que forem diagnosticados serão encaminhados ao tratamento", afirma Vilenice.

Câncer de pele

Segundo o INCA - Instituto Nacional do Câncer, o de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. É mais comum em pessoas acima de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias, são as principais vítimas. Ainda segundo o INCA, o câncer de pele apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.

Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer

Além da prevenção do câncer de pele, a Unidade Móvel trabalha também a prevenção dos cânceres de mama, colo do útero e próstata. No período de dois meses já foram realizadas 447 exames da próstata (PSA); 700 exames Papanicolau (prevenção), mais de 200 consultas dermatológicas e 18 biópsias de pele, com 12 casos positivos. (Maria Almeida - ASCOM)