O cadastro de prestadores de serviços ligados ao trade turístico (meios de hospedagem, agências e transportadoras) será realizado no período de 18 a 21 de setembro em Imperatriz. A informação foi prestada ontem à reportagem pela turismóloga Andréia Sanches, da Superintendência Municipal de Turismo (Sutur), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Imperatriz.
Segundo ela, técnicos da Secretaria de Turismo de São Luís auxiliarão o trabalho no Cadastur (sistema que cadastra os empreendimentos, equipamentos e profissionais na área do Turismo) que visa à normalização do quadro e busca reforçar as ações entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, os municípios e a iniciativa privada.
Sanches explica que o Cadastur é uma ferramenta de suma importância não apenas para os prestadores de serviços, mas para os usuários e fornecedores, já que o objetivo é a regularização das empresas ligadas ao Turismo, ação que consequentemente gera números positivos para o município de Imperatriz e o conhecimento “polo da Chapada das Mesas”.
“A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Turismo, realiza ações voltadas para a estruturação do desenvolvimento turístico da cidade como ‘portal de entrada’ do polo da Chapada das Mesas”, assinala a turismóloga Andréia Sanches, que aponta entre as ações a frequente realização de viagens técnicas para capacitação e estruturação de atividades que ajudem na divulgação, desenvolvimento e fortalecimento do turismo em Imperatriz.
A turismóloga Lizandra Carvalho reitera que o município realiza esforços para firmar parcerias e estreitar laços para incentivar a fortalecer o desenvolvimento turístico de Imperatriz, cidade que possui uma das melhores infraestruturas logísticas do interior do Maranhão.
Reunião – Ela informou ainda que será realizada reunião no próximo dia 22 (sexta-feira) para dar continuidade às atividades do polo da Chapada das Mesas. O encontro deverá reunir representantes de vários municípios no polo de Balsas. Na ocasião, adiantou Lizandra Carvalho, serão discutidos temas como a criação dos conselhos municipais do Turismo (cada município), elaboração de um programa de divulgação do polo e a criação de um estatuto para o polo. [Gil Carvalho, da Ascom]
Comentários