Desembargadora Márcia Andrea Farias anuncia projeto de criação de uma terceira VT para Imperatriz
Maria Primavera Rocha (e), viúva do juiz homenageado, com as magistradas Márcia Andrea Farias, Fernanda Franklin e Noélia Rocha (filha do homenageado)

Ao inaugurar a 2ª Vara do Trabalho de Imperatriz, nessa sexta-feira (09), a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, afirmou que a entrega de mais um órgão trabalhista no município é um presente antecipado pelas comemorações dos 160 anos da cidade, que ocorrem em julho do próximo ano. A desembargadora também reconheceu o empenho de magistrados e servidores para a pacificação dos conflitos trabalhistas.
A presidente também anunciou que já se encontra em tramitação no Congresso Nacional projeto de lei que prevê a criação de uma terceira Vara do Trabalho para a região. “Sabemos do potencial econômico desta parte de nosso estado e da importância da Justiça do Trabalho para que o desenvolvimento possa caminhar sempre lado a lado com a justiça social”, destacou.
A juíza Érica Guimarães Gonçalves, a mais antiga na lista de antiguidade entre os juízes substitutos do TRT-MA, foi designada como instaladora da 2ª VT. A magistrada ressaltou a importância da Justiça do Trabalho na era da globalização, destacou os cinco milhões pagos no ano passado em créditos trabalhistas para o desenvolvimento da economia da região e garantiu que agirá com eficiência. “Dedicarei todo o meu tempo e conhecimento para atender à demanda. Em meu nome e em nome de todos os servidores, agradeço a confiança depositada”, afirmou.
A juíza Fernanda Franklin da Costa Ramos Belfort, titular da 1ª Vara do Trabalho de Imperatriz, assumirá a administração do Fórum Trabalhista, que recebeu o nome do juiz do TRT-MA, Manuel Alfredo Martins e Rocha, in memoriam. Ele foi o juiz instalador da primeira VT naquela cidade. Foi vice-presidente e corregedor do Tribunal entre 1993 e 1995 e presidente no biênio 1995-1997. Familiares do homenageado participaram da solenidade de inauguração do Fórum.
Ao final da solenidade, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva parabenizou a população de Imperatriz e anunciou também a implantação do processo eletrônico judicial nas 23 varas trabalhistas existentes no estado.
As varas de Imperatriz têm jurisdição nos municípios de Imperatriz, Amarante do Maranhão, Buritirana, Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa, Montes Altos, Ribamar Fiquene, Senador La Rocque e Sítio Novo.