Eduardo Pinto concede entrevista ao repórter Domingos Cezar

Domingos Cezar

O sindicalista Eduardo Fernando Jardim Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins (Stefem), esteve nesta terça-feira (23), durante todo o dia em Imperatriz, tratando de assuntos de interesse da categoria que representa.
Eduardo Pinto visitou a agência do INSS, onde existe uma grande demanda de processos de trabalhadores da Vale que estão buscando suas aposentadorias, busca esta que ele considera como um pleito legítimo do trabalhador de qualquer categoria sindical.
"Viemos acompanhar o andamento desses processos, se eles estão ocorrendo dentro da normalidade", disse Eduardo Pinto. Para o vigilante sindicalista, a preocupação do sindicato não pode ser apenas com os trabalhadores da ativa, mas também com os aposentados.
"Estamos buscando em Imperatriz uma referência nos procedimentos adotados pela agência local do INSS, para que exista uma política uniforme em todo o estado do Maranhão", disse Eduardo Pinto, ressaltando que, aparentemente, tudo está nos conformes.
Em face às reclamações de associados, o presidente do Stefem também visitou as clínicas que mantém convênios com o PASA-AMS (Plano de Saúde dos Aposentados da Vale). Ele manteve contato com profissionais da área médica dessas clínicas.
De acordo dom o sindicalista, os trabalhadores reclamam do atendimento, por sua vez, os proprietários das clínicas reclamam dos honorários pagos pelas empresas considerados baixos. "Aí o trabalhador fica num fogo cruzado, sendo o principal prejudicado", disse.
Desenvolvimento - Há cerca de 15 anos à frente do Stefem, Eduardo Fernando Jardim Pinto, tem uma história no sindicalismo brasileiro. Por duas vezes ocupou como titular uma cadeira no Conselho de Administração da Vale, representando os trabalhadores da empresa no Brasil.
Em fevereiro foi eleito como suplente para o posto, e diz que, na qualidade de sindicalista maranhense, é para ele uma responsabilidade muito grande representar os colegas trabalhadores da Vale de todo o país. Por sua militância tem visitado vários países de atuação da mineradora brasileira.
Com esta visão de Brasil e de mundo, Eduardo Pinto, que visita a região desde os tempos de maquinista dos trens da Vale, disse ter acompanhado a implantação do projeto da Ferrovia Norte-Sul, com passagem por Imperatriz, cidade que ele acredita em seu desenvolvimento.
De acordo com o sindicalista, Imperatriz não tem apenas crescido geograficamente, "a cidade vem se desenvolvendo nos últimos anos de maneira sólida, ou seja, um desenvolvimento que acreditamos ter vindo para ficar, o que é muito bom para sua gente".
Para Eduardo Pinto, esse processo se deu em função dos atrativos que o município apresenta aos empresários, para que estes possam implantar seus projetos como ora estão sendo instalados. "As médias e grandes indústrias estão aqui se implantando porque os empreendedores estão acreditando nesta Imperatriz que agora vemos", concluiu.