Diretoria do STEFEM debatendo temas de interesse da entidade

Domingos Cezar

"Ter um assento, representando a classe trabalhadora no Conselho de Administração da Vale, é um honra, um orgulho para todos nós". Com essa frase o sindicalista Eduardo Pinto, diretor-financeiro do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM), definiu a importância da eleição para o cargo.
Eduardo Pinto fala com convicção, pois foi o primeiro sindicalista a ter uma cadeira no Conselho Administrativo, quando a Vale decidiu que um representante de todos os seus colaboradores sentasse e discutisse com a diretoria e com o próprio presidente da empresa. Pinto foi titular por dois mandatos e uma vez assumiu como suplente.
Atualmente, o presidente do STEFEM, Lúcio Azevedo, é titular da cadeira dos ferroviários no Conselho, e pretende ser reconduzido ao cargo. "Não tenho vaidade com o cargo que ocupo, mas tenho responsabilidade e condição de defender cara a cara com diretores da empresa os direitos da classe ferroviária a qual representamos".
Nos dias 4 e 5, o sindicato reuniu, em São Luís, todos os diretores e delegados sindicais das bases de Santa Inês, Coroatá, Açailândia, Imperatriz, Marabá (PA) e Parauapebas (PA), Carajás (PA) e Delegacia de Tocantins. Açailândia esteve representada pelo delegado Domingos de Brito Neto e a delegacia de Imperatriz representada pelo delegado Jadson Vasconcelos Souza.
A delegacia sindical de Marabá esteve representada pelos delegados Dejane Noronha Duarte, a delegacia de Carajás, pelo delegado Agnaldo Alves da Silva, a delegacia de Tocantins, pelo delegado Wellington Cardoso Barbosa, enquanto a delegacia de Coroatá esteve representada pelo delegado Jakson Aguiar de Sousa (Transnordestina) e a delegacia sindical da VLI em Imperatriz, pelos delegados Joabson Costa Morais e José Ferreira Gomes (Zeca).
Os diretores, sob a liderança do presidente Lúcia Azevedo, tiveram a oportunidade de conhecer os trâmites do sindicato, por intermédio de uma cartilha elaborada pelos diretores Novarck Oliveira (Políticas Sindicais) e Susalvino Lindoso Viana (Formação e Políticas Sociais). O assessor jurídico Guilherme Zagalo falou sobre os processos jurídicos em andamento, bem como tirou dúvidas dos participantes.