Lúcio Azevedo liderando assembleia de trabalhadores da VLI em Imperatriz

Domingos Cezar    

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Maranhão, Pará e Tocantins – STEFEM, sindicalista Lúcio Azevedo, é candidato a titular da chapa 8, “Unidade Sindical”, que tem como suplente o diretor do Sindicato Metabase de Itabira e região, do estado de Minas Gerais, Carlos Roberto Assis, o Carlão, que concorre à vaga no Conselho Deliberativo da Vale.
De acordo com o diretor de Comunicação do STEFEM, Novarck Oliveira, a consolidação da chapa Unidade Sindical, através da força dos trabalhadores é a principal motivação dos dois candidatos, sendo também a única formada por dirigentes sindicais de base e compromissada com as causas dos trabalhadores. “Dois representantes legítimos que têm como causa principal o fortalecimento da categoria ferroviária”, afirma o sindicalista.
No Conselho Deliberativo da Vale, Lúcio Azevedo e Carlão, vão estabelecer a conexão direta e o diálogo com todos os sindicatos do país, pois já estão nesse ambiente de lutas, onde o trabalhador é o protagonista da história. Os dois sindicalistas que pregam por todo o país, na área de influência da Vale, a necessidade da unidade sindical para fortalecimento das entidades, tornou seus nomes conhecidos e respeitados por todos os ferroviários em face à coragem e à luta.
A intensa busca pelo fortalecimento dos interesses coletivos da classe trabalhadora é a principal estratégia da Chapa Unidade Sindical que pretende elaborar um plano conjunto, para então exercê-lo à frente do Conselho Deliberativo da Vale. “Queremos agregar os sindicatos maiores e menores em uma só linha de frente, para levarmos a negociação de um só grupo, para também fazermos um só enfrentamento. E o mérito é de todos os sindicatos”, afirma Lúcio Azevedo convidando os trabalhadores a participarem dessa grande mobilização.
A trajetória sindical de Lúcio Azevedo começou cedo, através dos movimentos estudantis e populares. Em Açailândia, trabalhou como maquinista na então Companhia Vale do Rio Doce. Integra e compartilha das lutas dos trabalhadores no STEFEM desde 1997, ano em que surgiu a oportunidade de participar da direção financeira do sindicato ficando no cargo até 2013, quando foi eleito presidente do STEFEM.
A Chapa Unidade Sindical acredita que a força dos trabalhadores está na união dos sonhos, anseios e metas de toda a classe. “A experiência nos mostra que a luta conjunta dos trabalhadores amplia as chances de ganharmos e garantirmos nossos direitos”, reforça o candidato a titular do Conselho Deliberativo da Vale, Lúcio Azevedo. Para ele, esse espaço precisa ser ocupado por dirigentes sindicais, com o objetivo de fortalecer a representatividade dos trabalhadores na empresa.
Propostas gerais - Ser a voz dos trabalhadores na Vale, para garantir a manutenção do emprego de cada funcionário da empresa; Ampliar as oportunidades de trabalho com qualidade; Construir uma Unidade Sindical capaz de reunir os interesses da classe trabalhadora e levá-los para a Vale, através do Conselho Deliberativo da empresa; No contexto nacional, a Chapa Unidade Sindical renova a importância política dos trabalhadores de estarem representados na estrutura da empresa.
Ressalta-se que, desde a criação do assento de titular e suplente de representantes dos trabalhadores no Conselho Deliberativo da Vale, que este posto vem sendo ocupado por uma representação de ferroviários do Maranhão, Pará e Tocantins, por intermédio do ex-presidente e atual diretor financeiro do STEFEM, sindicalista Eduardo Pinto, que já ocupou o cargo de titular e atualmente é suplente.