Diretor da semiliberdade em Imperatriz, Manoel Pereira; presidenta da Funac e equipe técnica da semiliberdade
Jurídico da Funac, Francisco Lemos; presidente da Funac, Elisângela Cardoso; promotores Alenilton Santos e Sandra Pontes
Walmir Nogueira, promotor Alenilton Santos, assessor jurídico da Funac Francisco Lemos e o publicitário Ewerton Pinheiro
Reunião com equipe do Centro da Juventude Semear

A presidenta da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elisângela Cardoso, reuniu-se esta semana em Imperatriz com o sistema de justiça e com diretores das unidades. O órgão, vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), tem duas unidades de atendimento em Imperatriz, sendo uma de internação provisória e outra de semiliberdade.
A reunião com membros do Sistema de Justiça teve como objetivo apresentar as estratégias de segurança preventiva e interventiva da Funac e discutir estratégias e fluxos para garantir a excepcionalidade da medida de Internação. Discutiu-se ainda a necessidade de parcerias para fortalecer as medidas em meio aberto e as medidas de proteção, principalmente para os adolescentes autores de ato infracional e comprometimento com o uso de SPA (Substâncias psicoativas).
“Enfatizamos o curso em segurança interventiva, a criação da coordenação de segurança no nível da gestão das Unidades e no nível da gestão estratégica da Funac e a criação de grupo de intervenção de crise, em fase de estruturação. Sobre o Centro Socioeducativo informamos que a SINFRA está  em processo de licitação da empresa que irá finalizar a obra”, afirma Elisângela.
Elisângela Cardoso reuniu também com os diretores das Unidades, ocasião em que falaram sobre a rotina pedagógica e as parcerias firmadas com destaque ao fato de que todos os adolescentes estão inseridos no sistema educacional e a parceria com o SEST/SENAT e a Secretaria da Juventude a partir do Programa Estação Juventude nas atividades de esporte, recreação, reforço escolar e curso de computação. A equipe técnica ressaltou ainda como ponto positivo a celeridade do fluxo com o sistema de segurança e justiça.
“A reunião foi muito produtiva e as ações realizadas no atendimento socioeducativo tem avançado. Os diretores apontaram ainda o impacto positivo para os servidores do curso de rotinas e procedimentos de segurança que a Funac está promovendo em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP)”, ressalta Cardoso.
Participaram da reunião o promotor de justiça Alenilton Santos; o assessor jurídico da Funac, Francisco Lemos; o defensor público Fábio Carvalho; a promotora de justiça Sandra Pontes; o publicitário Ewerton Pinheiro e o 
Pr Walmir Nogueira. Além dos diretores das Unidades Reydeglan Rafael e Manoel Alves Pereira junto à equipe técnica e adolescentes.