“Embora algumas pessoas, consideradas pessimistas, fechem os olhos para a nossa realidade, é patente a preocupação, nossa e do prefeito Sebastião Madeira, para com a cultura e a preservação de nossas manifestações folclóricas, artísticas e culturais”. A afirmação é do presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Antonio Mariano Lucena Filho, um entusiasta pela cultura e esporte do município.
Lucena Filho destaca como uma das maiores expressões das ações da Fundação Cultural a realização do projeto “Nossa Arte nas Escolas”, sob a coordenação do poeta Zeca Tocantins, apresentado todas as sextas-feiras, nas escolas públicas do município. O projeto leva arte, educação e conhecimento, além da troca de experiência mantida entre coordenadores, educadores e artistas com os alunos.
O presidente da FCI considera como grande parceiro nesta empreitada cultural a Vara da Infância e da Juventude, tendo à frente o juiz Delvan Tavares, com sua equipe de Comissários de Justiça, que enriquece o projeto. Através de palestras, o magistrado e comissários esclarecem aos estudantes sobre os deveres que os tornam cidadãos do futuro, longe de enveredar pelos tortuosos caminhos das drogas.
Artistas, como o cantor e compositor Neném Bragança, um dos maiores vencedores de festivais de música do país, também encontram-se engajados no projeto, levando sua música e de autores da terra para apreciação dos alunos. Por sua vez, o artista plástico Tom Neves faz exposição de suas obras e realiza oficinas com os estudantes interessados em arte plástica.
Lucena Filho observa também que o projeto “Nossa Arte nas Escolas” tem como parceira a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), responsável pelo encaminhamento dos escritores que palestram, lançam e sorteiam suas obras com os alunos, “os quais demonstram enorme interesse pelos nossos escritos”, conforme frisa o escritor Livaldo Fregona, que participa desde o início do projeto.
Satisfeito com o resultado do trabalho, o prefeito Sebastião Madeira participou da solenidade realizada recentemente no Teatro Ferreira Gullar, que marcou o retorno do projeto para este ano. Na oportunidade, Madeira fez questão de elogiar a iniciativa da Fundação, de seus parceiros e, de forma especial, “os diretores, professores e alunos que abraçaram o projeto com carinho e determinação”.
Instalado no prédio da antiga biblioteca, situada na Rua Simplício Moreira, próximo à Escola Estadual Dorgival Pinheiro de Sousa, enquanto o prédio passa por um período de reforma, o presidente Lucena Filho e sua equipe de coordenadores trabalham diariamente com as políticas públicas voltadas para a cultura. “Incentivar e manter as manifestações culturais de nossa terra é uma determinação do prefeito Madeira”, conclui Lucena Filho. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14395
Presidente da FCI diz que Arte nas Escolas empolga alunos, professores e artistas
Para Lucena Filho, o projeto vem alcançando o sucesso desejado
Comentários