Grupo de estagiários visitando o Centro de Controle Operacional em São Luis

A presença da Vale em Açailândia contribuiu para movimentar a economia e apoiar o desenvolvimento do município no primeiro trimestre deste ano. De janeiro a março, foram mantidos 629 empregos diretos e cerca de 1 milhão de reais foram recolhidos à Prefeitura, na forma de Imposto sobre Serviço (ISS). O investimento em compras, com empresas que tem sede na cidade, foi de R$ 46 milhões, beneficiando os segmentos de produtos e serviços. Além disso, 5.591 pessoas utilizaram o Trem de Passageiros da Vale a partir da estação instalada em Açailândia. 
No geral, a Estrada de Ferro Carajás transportou 40 milhões de toneladas e o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira movimentou um total de 37,4 milhões de toneladas no trimestre. O Trem de Passageiros da EFC transportou ao todo mais de 86 mil pessoas e as ações sociais promovidas nas viagens, beneficiaram 539 passageiros. Ainda no primeiro trimestre, foram criadas 320 oportunidades de trabalho e formação profissional para jovens maranhenses nos programas de Estágio e Jovem Aprendiz. 
"Estagiar na Vale para mim é a realização de um sonho. E eu acho bem legal porque aqui a gente não se prepara só para trabalhar na empresa, mas também no mercado de trabalho. Com o conhecimento que eu estou tendo aqui, estou me preparando para me consolidar no futuro como uma profissional melhor", afirmou Marília Moura de Oliveira, estagiária, estudante de Engenharia de Produção da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).