O maior projeto de inclusão digital da cidade, o Telecentro de Informação e Negócios, instalado em pelo menos seis bairros de Imperatriz, vai ganhar uma nova unidade, na Vila Davi II. As atuais instalações estão nos bairros Bom Sucesso, Vila João Castelo, Vilinha, Conjunto Vitória, Bacuri e no Centro. A informação foi prestada ontem (4) à reportagem pela coordenadora dos Telecentros, Benedita Gonçalves.
Segundo ela, o projeto é dirigido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Ministério das Comunicações, do Governo Federal. “Temos um público estimado de sessenta alunos por dia em cada unidade do Telecentro, qualificando 4.885 pessoas com os cursos básico e avançado de Informática”, disse.
Dita Gonçalves, como é mais conhecida, destaca ainda que “essa iniciativa da Prefeitura possibilitou a inserção de 222 adolescentes no mercado de trabalho em Imperatriz”. “É por isso que o município pretende instalar, ainda neste semestre, um telecentro na Vila Davi II, bairro que fica distante do Centro”, disse.
Ela explica que o Telecentro da Vila Davi II será instalado em parceria com a iniciativa privada. Hoje, o projeto conta com o apoio de mais de vinte instituições e empresas. “Temos que entender que não apenas o governo, mas a iniciativa privada também deve contribuir com essa ferramenta de inclusão digital, que atualmente é indispensável à sociedade”, observa.
Critérios - A coordenadora da unidade dos Telecentros explicou que os cursos oferecidos à comunidade são gratuitos, levando apenas a cópia da carteira de identidade e do comprovante de residência. “Esses cursos são oferecidos nos turnos matutino, vespertino e noturno”, contou.
Ela informou, ainda, que o Curso Básico de Informática tem uma duração média de três meses (120 horas), oportunizando vagas para novos alunos que terão acesso ao mundo da inclusão digital. “Temos oferecido também, em segunda etapa, o Curso Avançado de Informática, profissionalizando a mão de obra para o mercado de trabalho”, finaliza. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14471
Prefeitura vai instalar Telecentro na Vila Davi II
Unidades já capacitaram mais de 4,8 mil pessoas. Projeto funciona em seis bairros de Imperatriz
Comentários