O secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Alencar, informou ontem, pela manhã, que depois de três anos de espera finalmente o Governo Federal liberou 30% dos recursos de emenda parlamentar destinados à Prefeitura de Imperatriz para a construção de uma Praça da Juventude, onde hoje é o Complexo Esportivo Barjona Lobão, palco de grandes competições desde a década de 1980, quando foi inaugurado. A emenda é do deputado Davi Junior (PR).
“Com a liberação dessa parte inicial dos recursos (de um total de cerca de dois milhões de reais), o prefeito Madeira já determinou que chamássemos as duas empresas vencedoras das licitações para que comecem as obras o mais breve possível”, explicou o secretário.
O projeto do “Novo Fiqueninho”, conforme o secretário Roberto Alencar, prevê entre outros aparelhos públicos a construção de uma Praça da Juventude, pista de caminhada, uma piscina olímpica e a reforma do ginásio. “Acreditamos que tudo inicie daqui a 30 dias”, garantiu o secretário.
De acordo com o secretário, o processo de liberação de emendas parlamentares vem ao longo dos anos sendo dificultado pelo Governo Federal.
“Nem sempre a apresentação e aprovação de emendas são a certeza de recursos liberados. O município tem alguns milhões de reais já empenhados, com obras licitadas, ordem de serviço emitidas, no entanto o Governo Federal não libera os recursos”, explicou o secretário.
No caso do Fiqueninho, por exemplo, a emenda é de 2009, portanto ainda do início da gestão Madeira. “Fizemos todos os projetos, aprovamos na Caixa Econômica Federal, licitamos, contratamos as empresas, mas só agora, três anos depois, é que o Governo liberou 30% dos recursos”, explicou Alencar.
Assim como os recursos do “Fiqueninho”, informou o secretário, a Prefeitura aguarda, por parte do Governo Federal, a liberação dos recursos para a revitalização da Beira-Rio (Madeira, Davi e Cleber Verde); pavimentação do Santa Inês (Cleber Verde), de uma outra Praça da Juventude (Flávio Dino) e para a pavimentação da Rua Bandeirante, na Vila Nova (Nice Lobão), obra para qual o Governo Federal liberou até agora pouco mais de mil reais.
“O prefeito já esteve por diversas vezes em Brasília, nos ministérios, lutando para liberar esses recursos. Fácil estamos vendo que não é, mas ele tem dito que vai continuar com essa batalha até o final do seu mandato”. (Comunicação)