Os 40 veículos que começam a circular têm GPS, câmeras de segurança interna/externa e elevadores destinados aos deficientes físicos
O sistema integrado começa a funcionar logo que for iniciada a entrega dos cartões

Um novo momento marca a vida de centenas de usuários de transporte coletivo em Imperatriz. Hoje, 19 de fevereiro, a empresa Rio Anil Transportes inicia oficialmente as atividades na cidade com a apresentação dos veículos à comunidade. Inicialmente, os 40 ônibus que começam a circular vão atender treze linhas. A entrega dos ônibus será às 16h30, no terminal da integração.

A Prefeitura, que havia rompido com a empresa anterior devido às precariedade nos serviços oferecidos, agora comemora o novo contrato, que traz eficiência nas estruturas atendendo, sobretudo, aos critérios de acessibilidade.
Para o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, a cidade vai receber um serviço de transporte digno. "Nós lutamos muito e continuamos a lutar para que nossa cidade tenha um serviço de transporte coletivo de qualidade. Esta nova empresa está oferecendo uma estrutura que certamente vai proporcionar qualidade e comodidade para a população".
O secretário municipal de Trânsito e Transportes, José Ribamar Alves, informa que o preço da passagem (R$ 2,70) será mantido. E também que os veículos têm elevadores destinados aos deficientes físicos. "Nosso objetivo é oferecer um serviço de qualidade à população, sobretudo priorizando a acessibilidade. Neste sentido, a empresa contratada tem toda a estrutura para oferecer esse serviço".
O diretor-presidente da empresa, Gilson Neto, ressalta que as proposições solicitadas pelo município foram atendidas, como por exemplo, a contratação de mão-de-obra local e estrutura dos ônibus. Gilson afirma também que o processo de treinamento-capacitação dos operadores de ônibus com elevadores foi finalizado.
Sobre o controle dos horários dos ônibus na cidade, ele assinala: "O GPS vai proporcionar melhor controle da circulação do ônibus. Através dessa ferramenta teremos como rastrear em tempo real a localização de todos os ônibus, seus horários e trajetos. E assim garantir o cumprimento dos itinerários, bem como a chegada no tempo determinado". E acrescenta que a operação da Rio Anil será apenas dentro da área de Imperatriz. "O nosso contrato é com a Prefeitura de Imperatriz. Iremos circular dentro dos limites da cidade".

Passe estudantil
Gilson Neto explica ainda como ficou convencionado o fornecimento da meia passagem nesse primeiro momento em que os cadastros estão em andamento: "Teremos duas situações: 1 - Os alunos que já realizaram cadastro podem chegar no posto de venda - que será no Centro de Convenções, pela estrutura já montada - e vai apresentar identidade/CPF e poderão efetuar a compra do passe estudantil (limitado a 30 passes por estudante), até a chegada dos cartões. 2 - Os que não estiverem cadastrados têm que efetuar o mesmo para entrar no banco de dados e, por consequência, conseguir realizar a compra".
A entrega dos cartões se iniciará dentro de 15 dias, que é o prazo estipulado pela empresa operadora do sistema. (Eva Fernandes/Sidney Rodrigues/ASCOM)