Complexo Barjonas Lobão dá lugar à nova Praça da Juventude

Com 30% dos recursos na conta, a Prefeitura de Imperatriz segue com a construção da Praça da Juventude, na área do antigo Complexo Esportivo Barjonas Lobão. No local, o cenário foi totalmente alterado, com a demolição de todas as estruturas antigas. Entre elas, está o ginásio poliesportivo Fiqueninho, que durante muitos anos foi palco das principais disputas esportivas da cidade.
Ao longo dos anos, a estrutura do complexo esportivo Barjonas Lobão foi se deteriorando devido, principalmente, ao uso prolongado e à falta de manutenção. Assim, há alguns anos, o local deixou de ser usado nas disputas esportivas da cidade, incluindo os Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs).
Para reestruturar o complexo, a Prefeitura destinou, em 2009, a área para a construção da Praça da Juventude, que conta um campo de futebol society, quadra de vôlei de praia, pista de caminhada, teatro de arena, pista de skate, pista para salto, área de exercícios, quadra poliesportiva, piscina olímpica e um totem. Também será construído um centro de convivência, que inclui sala de ginástica, espaço para a terceira idade, sala de reuniões, vestiário e a administração.
Ainda em 2009, o deputado federal Davi Junior destinou emenda parlamentar que possibilitaria a construção da nova praça. A partir daí, a liberação dos recursos ficou a critério do Governo Federal. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Alencar, foi a demora na liberação destes recursos que atrasou o início da obra. “Fizemos todos os projetos, aprovamos na Caixa Econômica Federal, licitamos, contratamos as empresas, mas só agora, três anos depois, é que o Governo [Federal] liberou 30% dos recursos”, explicou.
Segundo informações, atualmente, a cidade de Imperatriz teria aproximadamente 20 milhões de reais em emendas parlamentares que, no entanto, aguardam a liberação do Governo Federal. De acordo com ele, é um procedimento normal. “Nem sempre a apresentação e aprovação de emendas são a certeza de recursos liberados. O município tem alguns milhões de reais já empenhados, com obras licitadas, ordens de serviços emitidas, no entanto o Governo Federal não libera os recursos”, explicou Alencar.

Receptividade
Em entrevista recente, o secretário municipal de Esporte e Lazer (Sedel), Joaquim Quirino Cruz, o Neto da Ampere, destacou a importância da Praça da Juventude para o população de Imperatriz. “Esse é um projeto de grande importância para a juventude de Imperatriz, pois teremos um espaço amplo para a prática de atividades esportivas”, disse.
A opinião é a mesma dos jovens da cidade. É o caso de Sidney Pereira, morador da Vila Lobão, que lembra seu período como usuário do ginásio. “Quando era estudante, sempre usava esse ginásio, principalmente, durante os Jogos Escolares. Fiquei triste em ver o estado que ele ficou, mas hoje estou feliz em ver que está sendo recuperado. Parece que vai ficar melhor do que era”, opina.
Joedson Costa, que viveu muitos anos no interior do estado, diz que já conhecia a fama do ginásio. “Fiquei decepcionado ao chegar em Imperatriz e ver o estado que o Fiqueninho estava. Nem sabia que o nome era Barjonas Lobão, só conhecia por Fiqueninho. Acho que essa Praça [da Juventude] vai ser mais completa, já que vai ter até piscina”, finalizou.
A piscina, inclusive, é uma das estruturas que já está em fase de construção. Além dela, também já estão sendo feitas as duas quadras poliesportivas. O prazo para a entrega da praça depende da liberação dos recursos pelo Governo Federal. (Comunicação)