Ivanice Cândido com diretoras de escolas - divulgação

A Prefeitura de Imperatriz realizará ações da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10 implantando o Plano Piloto de Coleta Seletiva. Dentro do projeto estão sendo contempladas escolas, condomínios, centro comercial, shoppings e residências.
O projeto, que é coordenado pela bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, assessora de Projetos Especiais e coordenadora responsável pela implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva de Imperatriz, prevê ações de mobilização em diversas instituições e regiões da cidade.
O Plano tem um modelo de coleta seletiva porta a porta no bairro Recanto Universitário e ainda a implantação de ECOPONTO - ponto de entrega voluntário de resíduos variados, dando opção para população dispersar os resíduos inservíveis.
A primeira mobilização aconteceu no último dia 6 de novembro, no Setor de Educação, Inclusão e Atenção à Diversidade, contando com a participação da professora Érica Rigo. Para tanto, foi realizada uma reunião com os gestores de sete escolas municipais do polo Santa Rita: Elisa Nunes, Marechal Rondon, Mariana Luz, Bom Pastor, Mutirão, Sinopse e Samaritana.
A reunião contou também com a presença de José Ferreira Lima, presidente da Associação dos Catadores de Material Reciclável - ACAMARE, o qual fez uma demonstração dos resíduos de coleta seletiva.
De acordo com Ivanice Cândido, o projeto tem como objetivo mobilizar os alunos (crianças, jovens e adulto) quanto a importância da coleta seletiva e a necessidade de mudança de hábitos e atitudes com uma visão de sustentabilidade.
Incluiu-se também a visão da inclusão social tornando assim as escolas como um Ponto de Entrega Voluntária - PEV. Além de trabalhar, os alunos que se tornam multiplicadores começando a conscientizar a própria família.
A prefeitura de Imperatriz, por intermédio das Secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e Meio Ambiente (Sepluma), vem coletando 6 toneladas de resíduos recicláveis por semana e tem uma meta de chegar a 12 toneladas por semana até Janeiro de 2014. (Domingos Cezar/ASCOM)