Programa AABB Comunidade beneficia 250 crianças e adolescentes em Imperatriz

Presente em 403 municípios, beneficiando 52.432 crianças e adolescentes, o Programa Integração AABB Comunidade, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Federação Nacional das AABB e a Prefeitura de Imperatriz, realizam nesta quinta-feira (15), às 16h, a solenidade de renovação do convênio e de abertura das atividades de 2012.
A coordenadora Greycivane Gomes da Silva Lindoso (AABB Comunidade) informa que o evento acontecerá na sede da AABB, localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, no Parque Sanharol. “Esse projeto atende atualmente 250 crianças e adolescentes oferecendo café da manhã e almoço, no turno matutino, e ainda, lanche e jantar, no turno vespertino”, disse.
Ela explicou que as crianças são submetidas a consultas médicas, exames laboratoriais e tratamento odontológico e acompanhamento vacinal. O objetivo do programa é contribuir para a inclusão e permanência de crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos incompletos, pertencentes a famílias de baixa renda oriundas da escola pública, combatendo a evasão e a repetência escolar.
Greycivane Gomes ressalta que os educandos participantes do programa são orientados por educadores capacitados pelo núcleo de trabalhos comunitários da PUC-SP. As atividades são desenvolvidas ao longo do período letivo três vezes por semana, com quatro horas diárias por turno. Os participantes são estimulados a participar de práticas em todas as áreas: esporte, arte, teatro, dança, educação, complemento educacional e atividades direcionadas à higiene e saúde.
“Os educandos recebem kits com uniformes, objetos de uso pessoal e todo o material necessário para a realização das atividades”, explica ela, que destaca ainda que o principal objetivo do programa AABB Comunidade é contribuir para a formação de cidadãos felizes em Imperatriz. “O programa referenda e é referendado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no que tange ao desenvolvimento de ações de proteção integral a essas crianças e seus familiares através de visita domiciliares”, disse.

Oficinas de Artes
Greyciane Gomes lembra ainda que “nessa integração desenvolvemos oficinas de artes como forma de terapia ocupacional com os familiares dos educandos, contribuindo com a formação cidadã dos mesmos”.
O programa desenvolve atividades de complemento educacional (trabalha com temas transversais, saúde e higiene, artes cênicas e plásticas, danças diversas, canto e coral); modalidades esportivas: xadrez, damas, tênis de mesa, natação, futebol de campo e de areia, futsal, handebol, basquetebol, vôlei de quadra e de areia. (Gil Carvalho)