Domingos Cezar
A coleta seletiva feita com a participação de associações e cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, formadas por pessoas físicas de baixa renda, tem sido o alvo da Prefeitura de Imperatriz, com a implantação do Plano Piloto de Coleta Seletiva Solidária, tendo em vista um desenvolvimento sustentável. O plano é baseado na Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
De acordo com a assessora de projetos especiais da Prefeitura Municipal, bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, para o recolhimento das 30 toneladas de resíduos recicláveis (vidro 6,9%, metal 69,35%, papel 5,45% e plástico 18,30%), a Prefeitura disponibilizou dois caminhões e contou com a parceria da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (ASCAMARI).
Ivanice informa que a coleta seletiva tem como pontos de entrega voluntários (PEVs) as escolas municipais do polo Santa Rita: Elisa Nunes, Marechal Rondon, Mariana Luz, Bom Pastor, Mutirão, Sinopse e Samaritana. Além desses pontos, tem ainda a Marinha do Brasil, empresas, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), PEVs formados pelos catadores e Restaurante Popular.
De acordo com a coordenadora, Ivanice Cândido, o Plano Piloto de Coleta Seletiva Solidária de Imperatriz tem como meta para o primeiro trimestre de 2014 ampliar os PEVs, expandindo para 30 escolas (públicas e particulares) dos bairros Santa Rita, São José e Bom Sucesso e condomínios do bairro Santa Inês.
Ela informa ainda sobre a implantação da coleta seletiva porta a porta no bairro Recanto Universitário e no centro comercial da cidade (Calçadão) visando disciplinar horário de disponibilização de resíduos para coleta após as 18h, com o encerramento do expediente comercial. Ivanice Cândido garante que haverá uma campanha educativa para que a comunidade comece a seletivar o lixo doméstico.
Reunião do COMMAM - Na qualidade de presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM), Ivanice Cândido Almeida convoca a todos os conselheiros para a primeira reunião ordinária do Conselho, que se realizará nesta sexta-feira (17), a partir das 17h, na sala do COMMAM, situada na Rua Simplício Moreira, 1478, 2º Piso, Centro.
Na pauta a apresentação do Plano Piloto da Coleta Seletiva Solidária de Imperatriz e o recebimento de sugestões dos conselheiros para elaboração de recomendações quanto à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de Imperatriz baseado na Lei Nº. 12.305/10. A presidente informa que foram convidados o titular da Sepluma (Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente), Richard Seba, e o presidente da ASCAMARI, José Ferreira Lima.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14907
Prefeitura recolheu no último trimestre 30 toneladas de resíduos recicláveis
COMMAM se reúne hoje para tratar desta e de outras questões
Comentários