Candidatos aprovados nesta etapa irão se submeter à prova de títulos e o concurso será homologado no dia 24 de janeiro

Com a participação de cerca de 14.957 candidatos, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração e Modernização, Seamo, realizou neste domingo, 15, o maior concurso público da história de Imperatriz. 
Entre os 14.957 candidatos, estavam pessoas de outros  estados, que fizeram provas concorrendo por 1.440 vaga na saúde e educação. Foram 7.277 inscritos para 824 vagas para a Educação e 7.680 para 616 vagas na Saúde. As provas foram aplicadas com total transparência e sem qualquer problema, pela Fundação Sousândrade, em 21 locais. 
Candidatos aprovados nesta etapa irão se submeter à prova de títulos e o concurso será homologado no dia 24 de janeiro. Haverá chamada imediata de 279 servidores para a educação, até o mês de março de 2020 e 545 aprovados ficarão no cadastro de reserva que terá validade por 4 anos. Para a saúde, imediatamente haverá uma chamada de 202 servidores, também no mês de março e 414 ficarão no cadastro de reserva com validade de 4 anos.
O concurso, que foi realizado domingo, se refere ao edital 001, enquanto que para Administração, edital 002, Procuradores, edital 003 e para Instrutor de Braile, edital 004, cujas inscrições estão abertas, com encerramento programado para o dia 26 de dezembro. As provas serão realizadas em 26 de janeiro de 2020.
Agueda Rodrigues, que se candidatou a um dos cargos da Educação, é uma das concorrentes que veio de São Miguel do Tocantins, TO. "Achei muito bom esse concurso porque é a oportunidade que a gente tem de conseguir um emprego estável, já que sou professora, mas contratada. Passando no concurso vou ter uma garantia de emprego e renda", destacou.
Outro candidato, Eder Nascimento Araújo, de Imperatriz, disse que se preparou muito para fazer uma boa prova e conquistar uma das vagas. "Estou otimista, porque estudei muito e me preparei para esse concurso. Acredito que tenho condições de chegar na aprovação, embora exista muita dificuldade devido à grande concorrência", disse.
O secretário de Administração, José Antonio Silva Pereira, destacou que a realização do concurso público referente aos setores da Educação e Saúde, foi totalmente positiva, com número recorde de inscrições, 14.957 candidatos. Ele destacou também que o nível de faltosos foi muito baixo, apenas 6,6% dos candidatos e 93,4% compareceram. "Isso demonstrou que o concurso teve total credibilidade não só dos candidatos de Imperatriz, como também dos que vieram de outras cidades do Maranhão e de outros estados. Ser servidor do município de Imperatriz hoje em dia é um orgulho, pela credibilidade adquirida. Desde o início, toda a gestão Assis Ramos tem primado pela credibilidade e transparência nos concursos públicos e até mesmo nos seletivos", reiterou. 
O secretário também destacou a facilidade para que o candidato pudesse se inscrever, pois as inscrições foram realizadas através da internet e não foram registradas reclamações. Além disso, o concurso contribuiu para melhorar a renda da cidade, pois só a Fundação Sousândrade, contratou  976 pessoas diretamente, para trabalharem como fiscais, coordenadores entre outras funções. E também movimentou indiretamente a economia, em hotéis e restaurantes da cidade, além do transporte dos que vieram de fora e os vendedores ambulantes, que foram comercializar seus produtos nos 21 locais onde ocorreram as provas. (Dema de Oliveira-Ascom)