Cerca de 320 professores da rede municipal de ensino participam do Projeto Melhor Ensino Maior Ideb, realizado pela Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Na terça-feira (1º), foi iniciada a segunda etapa de capacitação dos educadores das áreas de Língua Portuguesa e Matemática de 5º e 9º ano, do Ensino Fundamental. Divididos em grupos, eles analisam os descritores exigidos pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Prova Brasil.
“Após o primeiro simulado, no final de junho, voltamos a reunir os professores para analisarmos cada descritor, fazermos a elaboração de itens e construirmos, juntos, o banco de questões para preparar os alunos para essa avaliação”, detalha Rinalva Sales, coordenadora dos Anos Iniciais.
Além de proporcionar melhoria no aprendizado, a metodologia adotada pela equipe da educação municipal tem como objetivo de preparar os alunos para as avaliações externas. “Os professores têm espaço e tempo parar socializar suas experiências e reunir material para o trabalho em sala para que as metas de cada área sejam alcançadas”, ressalta o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira.
Sistema de simulados – Além da construção de um banco de dados que auxilia as atividades em sala de aula, o projeto prevê também a realização de simulados com a mesma estrutura da Prova Brasil. “Já realizamos o primeiro no mês de junho e o segundo será realizado no final de setembro, antes da prova enviada pelo MEC”, explicou Nilcea Martinho, secretária adjunta de ensino. (Kayla Pachêco – ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15937
Prefeitura realiza segunda etapa do “Projeto Melhor Ensino Maior Ideb”
Metodologia prepara alunos para avaliações externas
Comentários