Projeto "Dia de Ler todo Dia" movimenta escolas da rede municipal de ensino

Várias ações de culminância do projeto "Dia de Ler todo Dia" movimentaram as escolas da rede municipal de ensino, nessa sexta-feira, 21, pelo Dia Mundial de Mobilização pela Leitura. Com blitz educativa, logo no início da manhã, a assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação parou o trânsito da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, com orientações e entrega de material sobre o tema.
Nas escolas, grandes clássicos da literatura infantil foram apresentadas pelas crianças, com peças teatrais, paródias, declamação de poesias e danças. A Escola Maria Evangelista, bairro Itamar Guará, durante toda a semana, realizou momentos de leitura, nos dois períodos, manhã e tarde, envolvendo mais de 700 alunos, do 1º período ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, EJA. "Na culminância foram encenados contos como Branca de Neve e os Sete Anões, Lampião e Maria Bonita, João de Barro, o Macaco e a Velha, Salada de Fábulas e a História da Bíblia", informou Kaliny Lago, gestora da escola Maria Evangelista.
À frente de toda a mobilização, professores e equipe pedagógica utilizam a criatividade para produzirem desde as apresentações às vestimentas e toda decoração dos espaços. É um trabalho desenvolvido para auxiliar no processo de alfabetização das crianças. "A importância da leitura é enfatizada todos os dias em sala de aula. Porém utilizar um período específico para dar vida às histórias já conhecidas, trabalhar a desenvoltura, a timidez dos alunos é muito importante", revelou a professora Adriana da Silva.
Na Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Fialho, a presença dos pais nas apresentações fez todo o diferencial. Com teatralização das manifestações literárias, a partir da Língua Brasileira de Sinais, Libras, os estudantes foram protagonistas das suas histórias.
"São crianças muito tímidas por se sentirem diferentes. Por isso, os projetos na escola mostram que eles também são capazes de fazer tudo aquilo que o ouvinte faz, inclusive a leitura e se apresentarem em público. É uma forma de superação, de esquecer medos", destacou a mãe de aluno, Claudineide Ribeiro.
Com proposta pedagógica diferenciada, a Escola de Educação Infantil Jair Rosignoli criou o projeto "Mala Viajante", para formar leitores desde a infância, mas com total participação da família. A ideia consiste em cada criança levar a mala viajante para casa com um livro e que os pais se responsabilizam pela leitura com o filho, depois compartilhá-la em sala de aula. "Para mim é gratificante esse projeto, pois desenvolve bastante o interesse da criança pela leitura e acaba nos envolvendo nesse processo", elogiou a mãe de aluno, Cíntia Salazar Costa Farias.
As atividades do "Dia de Ler Todo Dia" também ganharam destaque no espaço do Imperial Shopping, com apresentações artísticas realizadas à tarde, pelas escolas Wady Fiquene, Educação Infantil Edelvira Marques, Santo Inácio de Loyola e Moranguinho. (Sara Ribeiro - Ascom)