Em reunião com todos os secretários, o prefeito Assis Ramos disse que irá participar do evento do início ao fim. “Nosso objetivo é demonstrar ao povo, das comunidades mais afastadas, que o benefício existe e está ao alcance de todos”

Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, 50º Batalhão de Infantaria de Selva, SENAC, Poder Judiciário, Ministério do Trabalho, Receita Federal, Facimp e Fest são os parceiros externos confirmados da Primeira Edição do Programa Imperatriz - a Gente Faz Cidadania, que a Prefeitura de Imperatriz promove neste sábado, 24, na Praça da Voz, do Parque Alvorada II. As atividades vão ser iniciadas às 7h e se estenderão até o final do dia. Esperam-se pelo menos 40 mil atendimentos, dentre serviços de beleza, de saúde, expedição de documentos, treinamentos e até de encaminhamento no mundo dos negócios.

O prefeito Assis Ramos (PMDB) disse que sentiu grande expectativa em meio aos moradores dos geminados Parque Alvorada I e Parque Alvorada II, “e tenho certeza de que pessoas de todos os demais bairros vão comparecer. Vamos estar lá, secretarias municipais e parceiros da cidadania, satisfeitos por estarmos unidos numa gigantesca ação de solidariedade”, disse o prefeito, que passou parte da tarde de quarta-feira, 21, conversando com moradores em torno da Praça da Voz
O SENAC, que ontem se reuniu com a coordenação do programa, confirmou que, além dos barbeiros e das cabeleireiras, vai levar gastrônomos, que vão ensinar preparar sucos alternativos, de coisas que muitas vezes são descartadas, e pizzas do dia-a-dia, com muita economia e eficiência nutricional. A diretora Marlívia Macatrão e a professora Lavina Amorim estão mobilizando alunos dos seus cursos profissionalizantes e mais professores, para estarem desde cedo na Praça da Voz.
Por volta das 6h, o Parque Alvorada II e adjacências vão ser despertados pela Jardineira Caipira da Fundação Cultural, pela Banda do 50º BIS e pelas bandas municipais. Uma hora depois começam os serviços: o Poder Judiciário vai, por exemplo, orientar pessoas com mais de 12 anos que ainda não foram registradas,  para obterem esse documento fundamental à cidadania; Ministério do trabalho vai expedir Carteira Profissional do Trabalho e mediar questões trabalhistas, Associação Comercial e Industrial vai orientar sobre administração de dívidas e ensinar empreendedorismo, e o 50º BIS vai orientar sobre o alistamento militar e dar os caminhos para o ingresso no Exército, na Marinha e na Aeronáutica.
A Receita Federal vai expedir o CPF; a Secretaria da Agricultura leva 11 serviços, dentre os quais castração de cães e gatos, vermifugação de pequenos animais, doação de pintos e kits de ração; a Secretaria da Mulher vai fazer escutas individualizadas sobre situações de violência doméstica e leva ensinamentos práticos sobre a lei Maria da Penha; a Saúde comparece com médicos da mulher e do homem, pediatras, clínicos gerais e enfermeiros; o Trânsito leva ensinamentos de segurança e a Procuradoria Geral do Município comparece com advogados que vão orientar pessoas com questões ainda sem encaminhamento na Justiça.
A Secretaria do Desenvolvimento Social vai montar uma creche para que as mães tenham onde deixar seus filhos enquanto recebem atendimentos, além de demonstrar todo o rol de serviços que presta aos diversos segmentos, com o idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. A Secretaria do Meio Ambiente orientará sobre coleta seletiva, plantio e manejo de mudas e corte e poda de árvores.
Para viabilizar toda essa extensa lista de serviços de cidadania, o 50º BIS vai instalar na Praça da Voz um conjunto imenso de tendas e barracas. As igrejas Batista e Assembleia de Deus, localizadas na praça, cederam gentilmente suas instalações, assim como a Escoa Pirangy, conveniada com o município, que será uma espécie de Centro de Saúde Cidadã. 
O prefeito Assis Ramos disse que vai amanhecer na comunidade, “eu e os nossos secretários queremos acompanhar os serviços do início ao fim. É nosso objetivo demonstrar ao povo, das comunidades geograficamente mais afastadas, que o benefício existe e está ao alcance de todos. Os nossos parceiros externos são de uma importância muito grande e revelam o espírito solidário dos seus líderes quando se juntam a nós para uma ação dessa magnitude” , disse. (ASCOM/PMI)