A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realiza desde a última segunda-feira, 7, a III Semana de Combate e Prevenção ao Diabetes, cujo Dia Mundial é lembrado em 14 de novembro.
No período da campanha são realizadas palestras educativas, em parceria com o núcleo de apoio ao Programa Saúde da Família, aferição da pressão arterial e glicemia capilar em diversos pontos da cidade.
De acordo com a coordenadora do Hiperdia, Vanessa Aguiar, ontem foram realizadas visitas às unidades de saúde com verificação de PA, teste de glicemia, palestras educativas e distribuição de material educativo.
Hoje será realizada blitz educativa na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa com uma intensa distribuição de material informativo. Amanhã, a programação será na Praça Brasil com verificação de PA, teste de glicemia e distribuição de material educativo.
A abertura da Semana do controle e combate ao diabetes aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde de Imperatriz e contou com centenas de profissionais do serviço de Atenção Básica lotados em diversos programas como: ESF, NASF, Saúde Bucal, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde da Criança e Adolescente e Saúde do Idoso.
O Dia Mundial do Diabetes é 14 de novembro, mas as atividades acontecem durante vários dias, por isso a SBD ampliou o período oficial por uma semana.
Em Imperatriz a campanha de controle e combate a diabetes tem o apoio direto da Prefeitura que, apesar das dificuldades enfrentadas, tem buscado intensificar as campanhas, em especial da saúde, onde - segundo o prefeito - é necessário um investimento maior por parte das gestões.
Na abertura do evento, Vanessa Aguiar destacou o empenho da secretária Conceição Madeira e pediu o apoio dos agentes de saúde que estão no dia-dia com a população.
Já a secretária de Saúde, Conceição Madeira, disse que a diabetes é uma doença silenciosa que atinge milhões de brasileiros com infecções graves que os levam à morte, e destacou a importância das atividades físicas para combater o mal.
A secretária destacou ainda que diante do avanço da diabetes em todo o mundo é melhor prevenir do que remediar e convocou a população para procurar as farmácias da rede popular que atendem em Imperatriz.
Entre os palestrantes, Dra. Ana Lígia falou sobre os aspectos endócrinos do diabético e suas complicações. O médico Irisnaldo Félix falou das complicações renais do diabético. Os agentes de saúde ainda acompanharam o Dr. Ronieri, que falou sobre o tratamento medicamentoso, e o Dr. Fábio, que destacou as complicações oftalmológicas do diabetes.

REDE POPULAR DE FARMÁCIAS

Drogaria Econômica
Drogaria Pague Menos
Drogaria São João
Drogaria Guimarães
Drogaria Extra Bem
Drogaria Pontual