Com a finalidade de articular de forma eficaz o Programa Prefeito Amigo da Criança, a Prefeitura de Imperatriz realizou nessa terça-feira, 27, o Fórum de Adolescentes para o Selo UNICEF. O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, na Rua Hermes da Fonseca, 49, Centro.
"A gestão do prefeito Assis Ramos é voltada para o bem-estar das pessoas. É uma gestão que tem uma preocupação muito grande com as crianças e com os adolescentes e essas ações que serão desenvolvidas irão melhorar ainda mais a vida dessa camada da população", destacou Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.
Participaram das atividades representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social; Educação; Saúde; Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA; Escolas Dom Pedro I; São Félix; Tomé de Sousa; Sucesso da Criança; e Frei Manoel Procópio; Centro de Referência de Assistência Social, Cras, Santa Lúcia, Cafeteira, Bacuri e Coquelândia; e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, SCFV, Bom Jesus, Vila Davi II, Vila Vitória e São José.
"O projeto busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes", disse Ariston de França, presidente do CMDCA.
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
"Durante o fórum foi exposta a metodologia do selo Prefeito Amigo da Criança e destacamos sobre o planejamento de políticas públicas para a criança e os adolescentes. É uma iniciativa que resulta em uma melhoria na qualidade de vida do público alvo em nosso município", explica Alberto Clézio, coordenador do Selo em Imperatriz.
Ao participar do Selo UNICEF, Imperatriz assume o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população. O atual ciclo do selo começou em 2017 e vai até 2020. No último ano, o Unicef visita às cidades participantes e faz uma avaliação. Em dezembro, os municípios aprovados recebem a certificação.
O município também se compromete a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários. Dos 5.570 municípios brasileiros, 1.901 já confirmaram adesão ao programa, dentre eles Imperatriz.
Para isso acontecer, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estão mobilizando pessoas e organizações dos diversos setores da sociedade civil, tais como crianças, adolescentes, famílias, escolas, serviços públicos, conselheiros tutelares, comunidades locais e tradicionais, grupos religiosos, culturais e esportivos, veículos de comunicação e empresas, num movimento indispensável para o sucesso da iniciativa.
Durante o encontro, foram formados o Comitê de Articulação do Selo Prefeito Amigo da Criança, composto por 12 servidores, e 10 adolescentes escolhidos como delegados. Ambos irão representar as secretarias envolvidas no programa. No dia 13 de abril, eles voltam a se reunir no auditório da Sedes.
"Essa é uma oportunidade muito boa. Agora teremos condições de discutir com as autoridades do nosso município o que de fato precisa ser melhorado para as crianças e adolescentes de Imperatriz", destacou Lourrane Sousa Leal, 17, aluna da Escola Municipal José de Queiroz. (Léo Costa - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16098
Prefeitura realiza Fórum sobre Selo UNICEF
Iniciativa busca reduzir desigualdades e garantir direitos das crianças e adolescentes
Comentários