Conscientizar brincando. Essa foi a ideia da Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), que por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças, polo da Vila Vitória, promoveu nessa segunda-feira (02) o 1º Torneio de Pipas sem cerol.
O evento, voltado a crianças de 06 a 14 anos, objetivou conscientizar a comunidade em geral e, principalmente, as crianças atendidas pelo programa a eliminar o uso do cerol das brincadeiras de pipa, tão comum nesta época do ano, conforme explicou Celine Salgado Macedo, diretora do polo do SCFV.
"Nessa época, as crianças tendem a se entreter em demasia durante o período de brincadeira de pipa, principalmente porque o tempo é propício a esse tipo de brincadeira com muitos ventos. Mas tem um agravante: as crianças fazem uso de algo muito perigoso que pode causar danos e até matar caso haja contato entre motoqueiro em velocidade com linha de cerol, por exemplo. Por isso, resolvemos realizar esse torneio para conscientizar as crianças numa forma mais pedagógica a brincar com responsabilidade", esclareceu Celine.
Segundo Celine, até a realização do torneio, as orientadoras educacionais trabalharam o tema durante 30 dias abordando desde a aquisição da matéria prima para confecção das pipas, que é a tala extraída da folha do buriti, até a fabricação das pipas.
"A maioria das crianças já sabe montar a pipa, mas decidimos realizar esse trabalho para que elas pudessem vivenciar o trabalho em conjunto, já aplicando nas aulas de artes realizadas durante a semana", comentou Celine.
Ao todo, foram 18 crianças participantes do torneio. Os critérios de avaliação utilizados pelos jurados foram: pipa que voou mais alto, disciplina dos participantes e linha sem cerol.
Anilson Silva Cândido, de 14 anos, garantiu o primeiro lugar recebendo um troféu como premiação e o segundo lugar foi para Lucas Sousa, de 12 anos, com premiação de medalha.
Também numa forma de conscientização, a atividade foi realizada no campo de futebol do Conjunto Vitória, especialmente por ser uma área aberta, livre de rede de energia elétrica, já reforçando junto aos pais, presentes na competição, que orientem seus filhos sobre o risco da brincadeira próximo a rede energizada.
Cerol - É produzido a partir de vidro triturado misturado com cola e afixado em linha própria para soltar pipa. (Sara Ribeiro - ASCOM)
Comentários