Ação de arborização no centro da cidade

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – Sepluma, por intermédio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), prossegue com o plantio de mudas de árvores nas vias públicas de Imperatriz. Essa semana, a equipe do NEA deu continuidade ao trabalho de plantio no entorno dos shoppings Timbira e Tocantins, até as extensões das ruas Maranhão, Pará e Antonio de Miranda, no centro da cidade.
A iniciativa tem como objetivo o embelezamento urbano do município e a preservação do meio ambiente. Com a ação, foram contempladas, também, as escolas municipais Tomázia Carvalho, Fraternidade e Santa Maria, no bairro Bacuri, que receberam mudas de variadas espécies.
O titular da Sepluma, Richard Seba Caldas, falou sobre a importância do plantio de árvores na cidade e explicou que a arborização ajuda a manter um clima mais agradável, por conta da sombra e da umidade que as árvores oferecem. “É de suma importância o projeto de arborização, principalmente nas áreas mais carentes de infraestrutura urbana”.
A ação faz parte do programa “Plano Municipal de Arborização” do governo municipal, implementada pela Secretaria de Meio Ambiente, que prevê o plantio e o cultivo de 60 mil mudas de árvores no município até o final de 2015. O trabalho é coordenado pela professora Gilene Oliveira de Araújo, auxiliado pela servidora Ângela Lima Sousa, estagiários da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
O projeto tem como proposta revitalizar áreas carentes de arborização, as quais incluem: praças, bairros, escolas e demais interessados, e conta com a parceria da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (Sinfra), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), UEMA, IFMA e o apoio do Ministério Público Estadual do Meio Ambiente.
Bairro da Caema - Encontra-se em pauta a implementação do Projeto de Arborização com o plantio de árvores no local das antigas casas demolidas em área de preservação ambiental, às margens do riacho Bacuri, bairro Caema. O objetivo é recuperar a área degradada e conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente. A implementação do projeto será desenvolvida pela Sepluma e pelas demais secretarias do município, com a utilização de espécies nativas da flora regional na área desocupada.
As espécies a serem utilizadas e os locais de plantio deverão ser analisados em projeto, com a localização, a forma exata e o porte de cada muda. A implementação do projeto inclui, ainda, a retirada dos entulhos de construção existente no local, limpeza dos terrenos, isolamento da área, com o intuito de diminuir os efeitos negativos da destruição dos ambientes naturais.
Adote uma árvore - Com o objetivo de garantir que o plantio e a arborização realizados de forma ordenada e respaldada em orientações legais, a Sepluma lançou, no início do ano, a implementação do projeto “Adote uma Árvore”, disponibilizando o telefone (99) 99904-4841, para as pessoas interessadas em adquirir ou adotar uma muda. A secretaria informa que possuem mudas de diversas espécies arbóreas para doar à comunidade. O plantio e a doação incluem as espécies nin, ipês, oitizeiros, manga, caju, açaí, pitomba e tamarindo. (Francisco Lima / Ascom)