A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente – Sepluma, por intermédio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), prossegue com o plantio de mudas de árvores nas vias públicas de Imperatriz. Essa semana, a equipe do NEA deu continuidade ao trabalho de plantio no entorno dos shoppings Timbira e Tocantins, até as extensões das ruas Maranhão, Pará e Antonio de Miranda, no centro da cidade.
A iniciativa tem como objetivo o embelezamento urbano do município e a preservação do meio ambiente. Com a ação, foram contempladas, também, as escolas municipais Tomázia Carvalho, Fraternidade e Santa Maria, no bairro Bacuri, que receberam mudas de variadas espécies.
O titular da Sepluma, Richard Seba Caldas, falou sobre a importância do plantio de árvores na cidade e explicou que a arborização ajuda a manter um clima mais agradável, por conta da sombra e da umidade que as árvores oferecem. “É de suma importância o projeto de arborização, principalmente nas áreas mais carentes de infraestrutura urbana”.
A ação faz parte do programa “Plano Municipal de Arborização” do governo municipal, implementada pela Secretaria de Meio Ambiente, que prevê o plantio e o cultivo de 60 mil mudas de árvores no município até o final de 2015. O trabalho é coordenado pela professora Gilene Oliveira de Araújo, auxiliado pela servidora Ângela Lima Sousa, estagiários da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
O projeto tem como proposta revitalizar áreas carentes de arborização, as quais incluem: praças, bairros, escolas e demais interessados, e conta com a parceria da Secretaria de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (Sinfra), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (SEAAP), UEMA, IFMA e o apoio do Ministério Público Estadual do Meio Ambiente.
Bairro da Caema - Encontra-se em pauta a implementação do Projeto de Arborização com o plantio de árvores no local das antigas casas demolidas em área de preservação ambiental, às margens do riacho Bacuri, bairro Caema. O objetivo é recuperar a área degradada e conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente. A implementação do projeto será desenvolvida pela Sepluma e pelas demais secretarias do município, com a utilização de espécies nativas da flora regional na área desocupada.
As espécies a serem utilizadas e os locais de plantio deverão ser analisados em projeto, com a localização, a forma exata e o porte de cada muda. A implementação do projeto inclui, ainda, a retirada dos entulhos de construção existente no local, limpeza dos terrenos, isolamento da área, com o intuito de diminuir os efeitos negativos da destruição dos ambientes naturais.
Adote uma árvore - Com o objetivo de garantir que o plantio e a arborização realizados de forma ordenada e respaldada em orientações legais, a Sepluma lançou, no início do ano, a implementação do projeto “Adote uma Árvore”, disponibilizando o telefone (99) 99904-4841, para as pessoas interessadas em adquirir ou adotar uma muda. A secretaria informa que possuem mudas de diversas espécies arbóreas para doar à comunidade. O plantio e a doação incluem as espécies nin, ipês, oitizeiros, manga, caju, açaí, pitomba e tamarindo. (Francisco Lima / Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15246
Prefeitura pretende revitalizar margens do riacho Bacuri no Bairro da Caema
Mudas de árvores serão plantadas no local das antigas casas demolidas em área de preservação ambiental pela SEPLUMA. Prioridade é investir em áreas carentes de arborização e duplicar a cobertura de área verde em Imperatriz
Comentários