Na manhã dessa quarta-feira (31), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realizou um trabalho de assistência social junto aos moradores de rua na Praça Brasil, localizada no centro da cidade. Os moradores de rua montaram irregularmente uma casa improvisada de lona e papelão no meio da praça.
A assistente social da Sedes, Charlyanes Coelho, abordou os moradores de rua e orientou para que os mesmos desfizessem a casa improvisada. Os moradores afirmaram que não iriam desmontar a casa e que, se a prefeitura fizesse isso, eles a montariam novamente. Como na maioria das vezes os moradores de rua são de outros municípios, a assistente social disponibilizou para eles passagens de ônibus gratuitas para que retornem para seu município de origem.
Segundo a assistente social da Sedes, Charlyanes Coelho, frequentemente é realizado esse trabalho de busca para identificar e orientar os moradores de rua da cidade. "Nós fazemos a nossa parte, mas nem sempre conseguimos êxito por conta da resistência deles de retornar para o seu seio familiar. Portanto, nesse caso da casa improvisada na Praça Brasil nós encaminharemos para a Defesa Civil para que sejam tomadas as devidas providências para a remoção da casa". Eles geralmente ficam na Praça de Fátima, Praça Brasil, Camelódromo e Beira-Rio. Grande parte dos moradores de rua utiliza substâncias psicoativas e bebidas alcoólicas e declara que suas famílias não aceitam a vida que eles levam. Além das passagens gratuitas, a Sedes disponibiliza almoço gratuito no Restaurante Popular para essas pessoas que vivem na rua e trabalha em parceira com a Secretaria de Saúde através do Consultório de Rua. (Pollyana Galvão - Ascom Sedes)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14619
Comentários