O Secretario Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), Roberto Alencar, garantiu que, mesmo diante do inverno rigoroso, que aumentou neste final de abril, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Sinfra, tem procurado manter os serviços de limpeza em todos os setores da cidade.
O serviço ao qual o secretário se reporta não se trata apenas da limpeza pública, mas também das margens da rodovia BR-010 no perímetro urbano e da limpeza dos canais dos riachos que cortam a cidade. De acordo com Roberto Alencar, a empresa que presta serviços na limpeza pública vem procurando cumprir com sua obrigação.
Ele admite, entretanto, que em algumas ruas o trabalho foi prejudicado em função do estado do leito de algumas artérias, as quais se agravaram com as chuvas constantes. O engenheiro garante que em algumas dessas ruas, tentar recuperá-las nesse período chuvoso, é como se fosse jogar dinheiro fora.
O secretário afirma, contudo, que a Sinfra elaborou um plano de ação de recuperar todas as ruas consideradas de médio e grande fluxo de pedestres e veículos de todos os bairros da cidade. "As que necessitarem de serviços de drenagem, estas receberão este benefício, de modo que receba um serviço seguro e duradouro".
Roberto Alencar orienta os moradores, que se na sua rua não esteja passando o carro coletor de lixo, que o resíduo seja transportado até o local de coleta mais próximo de sua casa. "Orientamos a essas pessoas que não joguem o lixo na rua, nos terrenos baldios e muito menos no leito dos riachos", aconselha Alencar.
O secretário disse que, infelizmente, essa ação errônea é comum em Imperatriz porque a maioria dos moradores está acostumada com antigos hábitos. "Muitos moradores desta cidade precisam de uma melhor consciência ambiental, para que eles possam aprender a dar uma destinação correta de seu lixo doméstico", afirma.
Roberto lembra ainda que a principal causa do rompimento da Rua Floriano Peixoto no bairro Nova Imperatriz, foi a grande quantidade de lixo jogada pelas pessoas nos riachos Capivara e Santa Teresa. "A força das águas da chuva que caiu naquela noite carregou toneladas de lixo que fez romper a rua, que está sendo recuperada com a construção de uma ponte que será inaugurada em breve", concluiu o secretário. (Domingos Cezar/ASCOM)