A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), vai intensificar os serviços de limpeza dos riachos que cortam a cidade de Imperatriz. O acúmulo do lixo faz com que as águas das chuvas subam as ribanceiras dos riachos invadindo casas em suas margens, algumas delas até mesmo construídas sobre o leito dos igarapés.
De acordo com o secretário Roberto Alencar, a Prefeitura tem feito sua parte em limpar os riachos com a finalidade de dar vazão às águas das chuvas, sem que estas invadam as residências localizadas em suas margens. “Embora a Prefeitura tenha preocupação em limpar esses riachos, alguns moradores teimam em atirar lixo dentro dos riachos, comprometendo assim o trabalho da administração pública”, reclama Alexandre Lima Melo, morador do Bacuri.
Para combater essa problemática verificada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma), nas margens, principalmente dos riachos Bacuri, Capivara, Santa Teresa e Riacho do Meio, seus técnicos vão intensificar também um trabalho de conscientização que já vem sendo feito nas escolas, nas igrejas e nas associações de moradores.
A meta da Secretaria, conforme informa o secretário Enéas Nunes Rocha, é conscientizar o maior número possível de pessoas que residem nas margens dos citados riachos, bem como toda a população, para que não jogue lixo em qualquer parte da cidade, por mais distante que estejam das margens dos igarapés. “Qualquer lixo jogado na rua é levado pela força das águas para os riachos e destes para o rio Tocantins”, explica a secretária adjunta Rubeny Brígida Avado.
Tal situação preocupa também o prefeito Sebastião Madeira por entender que a enchente, além de alagar as casas causando prejuízos materiais, causam ainda problemas de saúde, principalmente às crianças e aos idosos. “Portanto, com o trabalho de prevenção que estamos realizando, somando-se à conscientização da população, teremos um inverno tranquilo sem esses constantes riscos à saúde e ao meio ambiente”, afirma Madeira. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14295
Comentários