O curso promovido pelo Ministério do Meio Ambiente essa semana em Fortaleza, Ceará, trabalha na capacitação para Sustentabilidade na Administração Pública tendo como programa do governo federal a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P. A Prefeitura Municipal de Imperatriz está sendo representada pela bióloga e assessora de Projetos Especiais Ivanice Cândido lima. A formação aberta na última terça-feira (10) foi realizada no auditório da SEMACE - Secretaria do Estado de Meio Ambiente na capital cearense.
A3P tem como finalidade inserir a gestão socioambiental sustentável às atividades administrativas e operacionais no campo governamental. Os cinco eixos da A3P são: coleta seletiva, educação ambiental, licitações sustentáveis, uso racional dos recursos naturais. Com isso, o objetivo é sempre buscar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Um dos princípios do documento é a inclusão dos créditos ambientais na operacionalização da administração pública.
A Prefeitura de Imperatriz já vem realizando várias ações que fazem parte da A3P, tais como utilização de papéis reciclados, economia de água e energia, entrega de toners e cartuchos de tintas inservíveis para o fabricante, implantação da coleta seletiva na prefeitura com participação dos catadores.
Em janeiro de 2014, a Prefeitura de Imperatriz formará o comitê gestor da A3P, sendo previsto para o mês de maio a assinatura do Termo de Adesão com o Ministério do Meio Ambiente.
"O prefeito Sebastião Madeira não tem medido esforços para implantação da Agenda Ambiental - A3P no município de Imperatriz", afirmou Ivanice Cândido por telefone.
De acordo com a gerente da A3P do Ministério do Meio Ambiente - MMA, Ana Carla de Almeida, "não é possível promover o desenvolvimento sustentável e as transformações sociais sem o engajamento dos municípios. A iniciativa de Imperatriz de aderir à Agenda A3P é um indicativo de mudança e compromisso". (Domingos Cezar - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14881
Comentários